Residências Terapêuticas adotam medidas em combate ao novo Coronavírus

Saúde - Terça-feira, 05 de Maio de 2020


Residências Terapêuticas adotam medidas em combate ao novo Coronavírus

O funcionamento das Residências Terapêuticas;* supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde;* sofreu algumas alterações para reforçar o combate ao novo Coronavírus. O objetivo das novas determinações é impedir que o vírus circule e infecte pacientes e funcionários.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Mental;* Nilcéa Guandalini;* assim que o Ministério da Saúde recomendou o isolamento social;* as quinze residências terapêuticas entraram em quarentena.

“Orientamos os cinco coordenadores para que passassem nas residências de suas responsabilidades e informassem as novas medidas aos moradores e funcionários. Tomamos estas medidas para assegurar a saúde de todos os moradores;* que por vezes;* pertencem ao grupo de maior risco da doença”;* disse.

Nilcéa também explicou que a entrada nas residências está restrita apenas à coordenação e aos funcionários para a troca de turnos e que a saída dos moradores não será permitida até que haja novas orientações do Ministério da Saúde para a volta da rotina comum.

“Permitimos a saída dos pacientes somente em situações de extrema necessidade;* como por exemplo;* a ida à consultas médicas inadiáveis. Para mantê-los em quarentena;* os cuidadores realizam diversas atividades lúdicas;* que os divertem e distraem nestes tempos tão difíceis”;* explicou.

A diretora explicou que para zelar pela saúde dos funcionários e diminuir a possibilidade de contágio;* foram adquiridos equipamentos de proteção pessoal para todos;* como luvas;* máscaras e aventais descartáveis.

“Além dos equipamentos;* também foi adotado o sistema de álcool em gel para a higienização das mãos e um pano com hipoclorito;* para a higienização das solas dos calçados das pessoas que entrarem nas casas”;* contou.

Segundo a coordenação das residências terapêuticas;* nenhum morador ou funcionário apresentou sintomas da doença ou gripe comum;* que pode ser facilmente confundida com Coronavírus. Porém;* caso haja;* todas as medidas que deverão ser tomadas já foram discutidas e esclarecidas à toda a equipe.

Já o prefeito Caio Aoqui parabenizou a direção e coordenação das Residências por adotarem as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e garantirem maior atenção à saúde dos pacientes.

“Devemos redobrar a atenção aos pacientes psiquiátricos nestes tempos de pandemia;* pois o isolamento social pode ser ainda mais desagradável aos que sofrem com transtornos de ansiedade. Queremos ampará-los para que não se sintam isolados e;* principalmente;* para que não sejam infectados”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã