A Secretaria de Economia e Finanças de Tupã informa que o setor de Atendimento da Prefeitura não atenderá nesta quinta e sexta-feira;* 14 e 15 de maio;* em função das atualizações do Sistema Integrado de Arrecadação (SIA). Fora do ar desde às 17h desta quarta-feira;* o contribuinte não terá acesso a alguns recursos online até às 8h de segunda;* 18.
De acordo com o diretor do Departamento de Arrecadação;* Atendimento e Fiscalização;* Gerson Pereira Richard;* o atendimento será normalizado na segunda-feira. “O objetivo da suspensão do Sistema é a implementação de melhorias. Atualmente o Sistema do Protocolo e o SIA usam bancos de dados diferentes. Esses dois bancos serão unificados;* para que ambos utilizem as mesmas informações”;* explicou
Para essa unificação;* o contribuinte ficará impossibilitado de gerar guias de débito de imóveis para empresa;* e dos imobiliários;* destinado ao controle dos Impostos Predial e Territorial Urbanos e também de Taxas de Serviços Urbanos.
Gerson afirma que o Sistema disponibiliza pesquisa de situação fiscal e emissão de guias via internet;* economizando tempo para os contribuintes;* e facilitando os protocolos com os servidores no atendimento presencial.
“É importante destacar que o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônica (NFS-e) funcionará normalmente. Durante os dias de manutenção;* ainda será possível acessar as funcionalidades de emissão de documento fiscal;* da guia de recolhimento;* entre outros”;* disse.
O SIA é a base do Portal de Serviços do site da Prefeitura e conforme as informações são emitidos;* online;* os documentos relacionados à atualização cadastral de bens e do contribuinte;* além de consulta a autenticidade de alvarás e certidões; à abertura;* encerramento ou alteração de empresas; para análise de viabilidade de alvarás provisórios e definitivos; e consulta a dados do cemitério.
O secretário de Economia e Finanças;* Wilson Quiles – o Quilão;* ressalta que os Sistemas Integrados garantem à Administração Municipal controle maior dos processos de receitas pelo detalhamento e segurança. “O SIA diminui a burocracia e agiliza os processos;* mas parte do sistema ficará fora do ar. Por isso;* peço a compreensão da população;* para que aguarde a implantação das melhorias que serão feitas para continuarmos a prestar um bom atendimento”;* encerrou.
Tupã