A Secretaria de Educação de Tupã fez uma avaliação do desenvolvimento das atividades remotas;* oferecidas aos alunos da Rede Municipal em função do adiamento do retorno às aulas presenciais por causa da pandemia de Coronavírus (Covid-19). A equipe gestora das unidades de ensino aponta que o projeto tem em média 86% de aprovação.
De acordo com o secretário de Educação;* professor Valdir Berti;* avaliar o andamento do projeto “Distantes sim;* isolados não. Família + escola: uma parceria que dá certo” é importante para encontrar pontos que precisam ser melhorados;* por se tratar de uma ação inédita no município.
“Ao adotar novos métodos;* precisamos analisar o que está dando certo e aquilo que precisa ser corrigido;* ou seja;* avaliar e replanejar”;* disse Valdir. Conforme o secretário;* o projeto mostra pontos positivos e outros de maior fragilidade que deverão passar por um replanejamento.
Valdir afirma que para os educadores envolvidos no envio de material de estudo via canais de comunicação online ou impresso;* entre os aspectos mais otimistas do projeto está a aceitação dos pais e dos alunos. “Conversando com os responsáveis pelos estudantes;* percebemos que em todas as escolas a aprovação foi superior a 75%; isso nos deixou muito felizes e motivados”;* comemorou.
A Rede Municipal de Educação atende quase 4.200 alunos das creches;* pré-escolas;* Anos Iniciais (1º ao 5º ano);* e projetos de contraturno. E conta com a colaboração de aproximadamente 800 profissionais da área educacional.
Para o professor e secretário;* a iniciativa deve passar por uma revisão pautada nos índices de reprovação. “Temos que entender o que desagradou aqueles 14% do total de envolvidos. Sabemos que oferecer aulas não presenciais é uma tarefa difícil e desafiadora. O material está com as crianças;* mas alguns pais não tem internet;* ou os responsáveis não tem tempo para acompanhar as atividades do filho. Nosso replanejamento será voltado ao fortalecimento do contato com esses pais;* marcando;* inclusive;* encontros presenciais na escola”;* explicou.
Desde o início;* o material foi selecionado de acordo com as dificuldades esperadas de aplicação prática sem a didática de um professor. A Secretaria de Educação planeja discutir com a equipe de diretores;* vice-diretores;* coordenadores e professores formas de avaliação adequadas e essa nova realidade.
“Compreendemos que os pais não são professores;* por isso a necessidade de atendimento remoto intensivo. Temos que considerar também;* formas de avaliações para diagnosticar o que nossos alunos estão aprendendo”;* informou.
Tupã