Curumim tem ações de acompanhamento de recém-nascidos modificadas

Saúde - Segunda-feira, 18 de Maio de 2020


Curumim tem ações de acompanhamento de recém-nascidos modificadas

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* modificou algumas práticas do projeto Curumim para preservar a saúde das mães e dos recém-nascidos durante a pandemia do novo Coronavírus;* além de manter as ações de acompanhamento sem aumentar os riscos de contágio.

O projeto;* que já é realizado há anos no município;* conta com as equipes capacitadas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) para efetuarem o acompanhamento do desenvolvimento da saúde das crianças.

De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica;* Simone Veronez Bauer;* os auxiliares de enfermagem recebem a criança logo após o nascimento;* seja ainda na maternidade ou no domicílio;* fazem as devidas orientações às mães e aos familiares sobre os cuidados com os bebês e agendam os primeiros exames e avaliações;* sendo o teste da orelhinha;* teste do pezinho;* avaliação com pediatras e as primeiras vacinas.

“O projeto consiste no acompanhamento do desenvolvimento desta criança nos primeiros dias de vida;* onde as equipes ampliaram o atendimento nesta pandemia;* visitando as residências dos recém-nascidos de segunda à sexta-feira;* com todos os cuidados necessários. Além das orientações sobre os cuidados;* como higiene do coto umbilical e o aleitamento materno;* é realizada a aplicação da vacina BCG e o teste do pezinho que;* antes das novas medidas;* eram realizados nas Unidades de Saúde”;* explicou.

A Diretora ainda disse que a Secretaria da Saúde;* preocupada em proteger as crianças e as mães que acabaram de ter o seu bebê;* organizou uma assistência diferenciada para preservar a saúde e favorecer o distanciamento social;* minimizando os riscos de contaminação.

“Antes da pandemia;* era orientado às mães que se dirigissem a Unidade de Saúde para a realização destes testes. Porém;* neste momento;* alteramos temporariamente as ações do projeto”;* disse.

Simone também explicou sobre o teste da orelhinha;* que antes era feito por meio de agendamento e;* agora;* a fonoaudióloga do município realiza o exame diariamente;* antes das crianças e mães receberem a alta hospitalar na maternidade da Santa Casa da Misericórdia de Tupã.

“Também tivemos a alteração do agendamento da primeira consulta das crianças com os pediatras;* que antes eram feitas nas UBSs. Porém;* como todas as Unidades de Saúde funcionam como porta de entrada para o atendimento dos pacientes com síndromes gripais;* estas avaliações ocorrem em um ambulatório médico específico;* onde as Unidades ou até mesmo as equipes que fazem as visitas nos domicílios;* ficam responsáveis pelo agendamento e comunicado aos pais”;* contou.

Já o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* disse que a alteração de alguns seguimentos da Pasta são necessários devido ao enfretamento à pandemia do novo Coronavírus e que a Prefeitura conta com a compreensão de todos.

“É essencial que os pais e responsáveis pelas crianças recém-nascidas saibam sobre esta alteração temporária no projeto;* para que evitem sair de casa em busca de informações sobre o agendamento dos acompanhamentos médicos e exames. Lembrando que contamos com equipes formadas por auxiliares de enfermagem das UBSs”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã