As ações de combate à dengue em Tupã seguem um cronograma para eliminação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura Municipal;* por meio do Departamento de Entomologia e Endemias;* realiza diariamente o trabalho de eliminação de criadouros seguido das nebulizações com larvicida em bairros da cidade.
De acordo com o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias;* Marcos Antônio de Barros – Marquinho da Dengue;* as buscas por criadouros e as nebulizações são feitas após registro de casos da doença. “Quando pessoas do bairro apresentam sintomas de dengue;* nossas equipes iniciam os procedimentos para eliminação das larvas e dos mosquitos adultos contaminados”;* explicou.
O Departamento de Entomologia e Endemias ressaltou que o procedimento de nebulização requer cuidado quanto à preparação do imóvel e para proteção dos ocupantes;* para que tenha o resultado ideal.
Durante a aplicação do inseticida;* os ocupantes do imóvel (pessoas e animais) devem permanecer na calçada do outro lado da rua. “Caso haja acamados;* eles deverão ficar em um cômodo com as portas e janelas vedadas”;* acrescentando que;* em ambos os casos;* as pessoas só podem circular pelo imóvel 30 minutos após o término da aplicação.
Para alcançar o máximo de locais e eliminar os mosquitos de forma segura;* pede-se que a população mantenha portas;* janelas;* vitrôs e cortinas abertas;* e que guarde em local fechado ou mantenha cobertos alimentos;* água e utensílios de cozinha; bebedouros de animais;* gaiolas de passarinhos e aquários.
Além disso;* é necessário proteger roupas de cama;* mesa e banho em uso ou estendidas no varal;* automóveis;* bicicletas;* triciclos;* carrinhos de bebê;* andadores e outros objetos do tipo.
Marquinhos enfatiza que o inseticida eliminará apenas os mosquitos adultos que estiverem no imóvel no momento da aplicação. “Para evitar novos focos do mosquito;* deverá ser mantida uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água”;* finalizou.
Nesta semana;* os agentes de endemias finalizaram a aspersão de inseticida na Vila Abarca e iniciaram os trabalhos nos Parques Aliança;* Guaianazes e Ipanema. “Assim que encerrados;* nosso pessoal segue para o Jardim Chácara Vellini”;* afirmou Marquinhos.
De 1º de abril até 26 de maio;* 6.145 imóveis receberam nebulização. O Departamento informa que os bairros visitados pelos agentes foram: Jamil Dualibi;* João Paulo II;* Nova Tupã;* Jardins Unesp I e II;* Cohab Crhis;* Vila Romana;* Parque Ipiranga;* Alto Sumaré;* Parque Kenedy;* Jardim Aritana;* região central;* Jardim Paulista;* Vila Independência;* Vila Frias;* Vila Faut;* Vila Ipiranga;* Jardim Rubiácea e Vila Espanha.
Tupã