Barreira Sanitária registrou entrada de mais de 10 mil veículos no município

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 27 de Maio de 2020


Barreira Sanitária registrou entrada de mais de 10 mil veículos no município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Barreira Sanitária na Rotatória Ivo Pinto Paredes (trevo da CAMAP) no último final de semana;* visando o monitoramento e controle da entrada de veículos no município. Ao todo;* 10.920 veículos passaram pelo trevo durante as mais de 40 horas de interdição.

De acordo com Robison Luis;* coordenador da Barreira Sanitária;* a força-tarefa foi montada por conta do adiantamento do feriado de 9 de Julho. Desta forma;* era esperado um aumento no fluxo de veículos ingressantes na cidade; e foi montada esta estrutura para controlar a entrada e evitar novos contágios pelo Coronavírus (Covid-19).

“A barreira teve início na sexta-feira (22);* às 18h e durou até às 18h da segunda-feira (25); sendo interrompida das 22h às 6h. A equipe contou com enfermeiras e auxiliares de enfermagem; além de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Tivemos apoio da Secretaria de Planejamento;* Obras e Trânsito;* que bloqueou todos os acessos da SP -294 ‘Comandante João Ribeiro de Barros’;* direcionando o fluxo de veículos para o Trevo a CAMAP”;* informou.

Robison enfatizou que esta 4ª barreira foi um sucesso;* e que neste feriado verificou-se um aumento de 22;*14% no número de veículos em relação ao feriado de 1º de maio. Ele ainda destacou que 27;*47% dos veículos eram de outras cidades;* com destaque para a capital e região metropolitana;* e com menos intensidade de veículos cidades vizinhas.

“A experiência adquirida pela equipe e a compreensão da população deu mais agilidade ao processo. Podemos considerar esta barreira como um sucesso;* sem engarrafamentos e congestionamentos. Infelizmente;* foi registrado um considerável aumento no número de veículos em o feriado era destinado ao isolamento social; logo este número deveria ser menor que o referente ao feriado anterior;* mostrando a importância do monitoramento e controle das entradas da cidade”;* explicou.

O secretário municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* Valentim Bigeschi;* informou que além das vias que dão acesso à SP-294 serem bloqueadas;* a estrada vicinal SP-052 (Tupã/Quatá);* que dá acesso principal à avenida Tabajáras;* foi a única via completamente interditada (entrada e saída impedida).

“Demos apoio à Secretaria de Saúde para a realização desta barreira;* por meio do bloqueio das principais vias de acesso à cidade;* deixando somente o Trevo da CAMAP aberto;* onde foi realizada a barreira. Vale lembrar que apenas a entrada estava controlada;* possibilitando a saída normal da população”;* ressaltou.

Valentim ainda frisou que trevo do Chaparral teve a entrada restrita para apenas caminhões de carga para a secagem de amendoim;* assim como o acesso pela rua Demétrio Hristafor Seirec Basan. “O acesso da avenida Inglaterra também recebeu bloqueio;* sendo permitida somente a saída neste ponto. O objetivo é manter a segurança e a saúde pública sem provocar grandes impactos na economia”;* enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* o processo realizado nas barreiras sanitárias é composto por: checklist para investigação de casos suspeitos e higienização externa nos veículos com quaternário de amônia;* que é um produto usado em hospitais. Miguel ainda destacou que esta é uma das formas mais eficientes de evitar o contágio.

“Controlar e monitorar a entrada da cidade por meio de barreiras evita que novos infectados ingressem na cidade durante feriados. Agradeço a compreensão da população e dos visitantes e peço que mantenham o distanciamento social;* especialmente em épocas de grande movimentação. Peço também que sigam as recomendações;* especialmente quanto ao uso de máscara;* distanciamento e higienização. Unidos;* venceremos a pandemia”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã