Para encerrar a programação de celebração da Luta Antimanicomial;* entre os dias 18 e 22 de maio;* foram realizadas comemorações internas com os moradores e funcionários de cada uma das 15 Residências Terapêuticas de Tupã. As festividades seguiram todos os cuidados para prevenção ao Coronavírus.
De acordo com a diretora do departamento de Saúde Mental;* Nilcéa Guandalini;* as festividades foram realizadas em cada residência;* apenas com seus moradores e os funcionários. Ela ainda destacou a importância de lembrar a luta antimanicomial e a conquista de direitos desses indivíduos.
“Estamos em meio à uma pandemia;* então;* diferente do almoço com os moradores das 15 residências que realizamos todos os anos;* optamos por uma festa em cada casa;* apenas com seus residentes e funcionários;* para celebrar a conquista de direitos e lembrar a importância da luta antimanicomial”;* comentou.
Ela disse que cada festa contou com um tema diferente. “Cada casa teve a festa em um tema diferente. Sempre realizamos festas do tipo;* para que eles aproveitem e confraternizem com seus colegas”;* disse.
Nilcéa acrescentou ainda que a Secretaria de Saúde realiza diversas ações de conscientização;* mas devido ao Coronavírus;* as atividades são realizadas de forma remota nas redes sociais. “O objetivo de ações assim é incentivar a reflexão de que essas pessoas têm melhor qualidade de vida quando é tratado e inserido na sociedade”;* concluiu.
Tupã