Maior evento do gênero começa no dia 21

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013


Maior evento do gênero começa no dia 21 "

Participarão cerca de 700 professores;* alunos e profissionais de diversas áreas

Começa nesta segunda-feira;* dia 21;* e vai até o dia 25;* sexta-feira;* a 11ª Semana da Educação: “Formação Continuada;* Ciclo de Palestras e Oficinas Formação Do Leitor E Formação Profissional”;* organizada;* pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Educação. O tema escolhido para este ano é “Literatura e Formação do leitor”. O evento está contido na programação dos 84 anos de aniversário de Tupã.

O evento trará palestrantes de diversas áreas. Durante o dia;* serão oferecidas oficinas que discutirão o ensino para as séries iniciais de temáticas como alfabetização;* matemática;* ciências;* geografia;* educação física e artes. Ao todo 600 pessoas se inscreveram para participar do evento.

O inicio da 11ª Semana da Educação será no dia 21;* uma segunda-feira;* às 19h;* no Complexo Social das Faculdades FACCAT. Após a abertura;* o Prof. Dr. João Luís Ceccantini (UNESP/Assis) ministrará uma palestra com o tema: “Para formar o leitor perene: a contribuição da literatura infantil e juvenil”. Na terça-feira;* dia 22;* às 19h30h;* a palestra debaterá sobre “Poesia e ilustração em sala de aula: uma relação dialógica” será ministrada pela Profª. Drª. Eliane Galvão (UNESP/FEMA/Assis).

Já na quarta-feira;* 23;* às 19h30h;* a Profª. Drª. Neuza Ceciliatto de Carvalho (UEL/Londrina) palestrará sobre a “Importância dos contos de fadas para o imaginário infantil”. Na quinta-feira;* dia 24;* às 19h;* o evento traz a palestra “Literatura;* escola e sistema cultural dominante” do Prof. Dr. e Escritor Ricardo Azevedo. Para encerrar a semana;* na sexta-feira;* 25;* às 19h30;* a Profª. Drª. Alice Áurea Penteado Martha (UEM/Maringá) realiza uma palestra com o tema: “Narrativas para crianças: modos de ler”.

Oficinas

As oficinas serão realizadas no dia 21;* das 7h30 às 11h30 (Oficina I) e das 13h30 às 17h30 (Oficina II). Tema da oficina: Música e alfabetização com a professora Especialista Alessandra Loureiro da Silva (SEDUC) e professor Ivan Bagagi (SEDUC). A palestra será realizada para o ensino fundamental e educação infantil; Também no dia 21;* das 7h30 às 11h30 (Oficina III) e das 13h30 às 17h30 (Oficina IV) com o tema O desenvolvimento psicomotor infantil que que será realizada pelas professoras especialistas Carolina da Silva Iwata Pinto e Leusia Flávia Pires Romano (SEDUC). A palestra será para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI).

No dia;* 22;* das 7h30 às 11h30 (Oficina V) e das 13h30 às 17h30 (Oficina VI) com o tema Situações-problema no Ensino de Ciências que será ministrada pelo professor mestre Valdir Pedro Berti (FACCAT/Diretoria de Ensino) . a palestra temj como público alvo os professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Também no dia 22;* das 7h30 às 11h30 (Oficina VII) e das 13h30 às 17h30 (Oficina VIII) com o tema Tema Concepções de Infância: cuidar x educar que será ministrada pela professora doutora Gilza (UNESP/Prudente). A palestra será para as (ADI).

Dia 23;* das 7h30 às 11h30 (Oficina IX) e das 13h30 às 17h30 (Oficina X) com o tema da oficina: O ensino de matemática nos anos iniciais que será ministrada pela professora especialista Luciana Stangari. A palestra será realizada para os professores do ensino fundamental e educação ifantil. Também no dia 23;* das 7h30 às 11h30 (Oficina XI) e das 13h30 às 17h30 (Oficina XII com o tema Atividades recreativa pela professora especialista Thaisa Pedrosa Silva Nunes (Diretoria de Ensino). A oficina será para os professores de educação física e demais interessados . Dia 24;* das 7h30 às 11h30 (Oficina XIII) e das 13h30 às 17h30 (Oficina XIV)

com o tema O ensino de artes nos anos iniciais pela professora especialista Marisa Marques (Diretoria de Ensino) que terá como público-alvo Público os professores de artes e demais interessados

E no dia 25;* das 7h30 às 11h30 (Oficina XV) e das 13h30 às 17h30 (Oficina XVI)

com o tema Expressão corporal e musicalidade pela professora Fabiana Maia Roldan (SEDUC) A 0oficina é dirigida aos professores de educação física;* artes e demais interessados. Também no dia 25;* das 7h30 às 11h30 (Oficina XVII) e das 13h30 às 17h30 (Oficina XVIII) com o tema O ensino de geografia nos anos iniciais pela professora especialista Raquel Scassola Marinho. A palestra será para os professores do ensino fundamental e educação Infantil .

A Secretaria de Educação informou que antes de todas as palestras;* os alunos das escolas municipais e do projeto crescer realizam uma apresentação cultural para todos os presentes. Somente serão expedidos certificados para aqueles que participarem de todas as palestras.

Os palestrantes

João Luís Ceccantini possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis ;* onde também realizou seu mestrado e doutorado em Letras. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP;* instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira;* desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil;* leitura;* formação de leitores;* literatura e ensino;* Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa ""Leitura e Literatura na Escola"";* que congrega professores de diversas Universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL ""Leitura e Literatura Infantil e Juvenil"" de 2006 a 2010. É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada;* voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos;* também tem desenvolvido alguns projetos editoriais para a Editora UNESP. O professor possui 36 Artigos completos publicados em periódicos;* 13 Livros publicados e organizados e 40 Capítulos de livros publicados. As publicações versam sobre a Literatura infantil e juvenil e formação de leitores

A professora Eliane Galvão possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ;* Mestrado;* com linha de pesquisa em Literatura e Ensino;* e Doutorado;* com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social;* ambos na área de Literaturas de Língua Portuguesa;* pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 1999;* atua como professora titular da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA;* nos cursos de Jornalismo;* Publicidade e Propaganda;* e Direito. Membro dos Grupos de Pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT) e Leitura e Literatura na Escola; (UNESP - Assis - SP). Eliane Galvão possui 16 Artigos completos publicados em periódicos;* 03 Livros publicados/organizados;* 14 Capítulos de livros publicados e 12 Trabalhos completos publicados em anais de congressos. As publicações versam sobre a Literatura infantil e juvenil e formação de leitores

A professora doutora Neuza Ceciliato de Carvalho (UEL/Londrina) possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas respectivas literaturas - e especialização em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis. Mestrado e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras;* com ênfase em Teoria Literária;* atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literatura;* literatura infanto-juvenil;* leitura para o ensino fundamental e médio e formação do professor. As publicações versam sobre a Literatura infantil e juvenil e formação de leitores

O professor-doutor e escritor Ricardo Azevedo é bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado;* tem mestrado em Letras (Estudos.Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Escritor e ilustrador com mais de cem obras publicadas;* trabalha principalmente com livros para crianças e jovens (desde 1980). O escritor também é desenhista;* autor da maioria das ilustrações de seus livros. Tem escrito artigos abordando temas como o uso da literatura de ficção e poesia na escola; literatura e cultura popular; discurso popular; diálogo entre texto e imagem; e problemas relacionados à formação de leitores. Esporadicamente;* tem dado disciplinas em cursos de pós-graduação lato sensu;* como professor convidado. Área de conhecimento: Literatura Infantil e Juvenil;* Poética popular;* Arte Educação;* Literatura e sociedade;* Cultura Popular Brasileira;* Música Popular Brasileira.

Seus livros receberam diversos prêmios e foram publicados em outros países;* como Portugal;* México;* Alemanha;* Holanda;* etc

A professora e doutora Alice Áurea Penteado Martha (UEM/Maringá) possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis;* mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Letras Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras;* com ênfase em Literatura Brasileira;* atuando principalmente nos seguintes temas: leitura;* literatura infantil;* literatura brasileira;* literatura e Monteiro Lobato. É votante;* desde 2005;* da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ;* Coordenadora do Centro de Estudos de Literatura;* leitura e escrita: história e ensino - CELLE;* certificado pelo CNPq/UEM; participa do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola;* que congrega professores de diversas universidades do país. Coordenadora do GT de Leitura e Literatura Infantil e Leitura;* da ANPOLL desde 2010. A professora possui 60 artigos completos publicados em periódicos;* 14 Livros publicados/organizados ou edições;* 37 Capítulos de livros publicados;* 59 Trabalhos completos publicados em anais de congressos. As publicações versam sobre a Literatura infantil e juvenil e formação de leitores

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã