O novo Plano de Enfrentamento do Coronavírus em Tupã foi apresentado nesta quarta-feira (3) em Coletiva de Imprensa. As estratégias foram criadas para melhorar as ações de combate à pandemia e incluem mudanças nos atendimentos das unidades de saúde e de monitoramento da doença no município.
De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* a cidade já superou a fase em que a adoção de medidas para contenção do vírus é suficiente. “Agora;* precisamos começar a enfrentar o Coronavírus. Para isso;* faremos exames em profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS);* hospitais;* prontos-socorros e Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.
Conforme o diretor do Laboratório Municipal;* Edi Carlos Iacida;* a solicitação dos exames de teste rápido deverá ser realizada também para casos de pessoas que mantiveram contato com pacientes suspeitos de COVID-19. “Além disso;* para garantir a segurança no encaminhamento de pacientes suspeitos para exames ou internação;* reforçamos o treinamento das equipes”;* explicou.
O dr. Miguel informou também que visitas coordenadas acontecerão em áreas com pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo vírus. “Serão trabalhos de busca ativa por novos suspeitos;* realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Iniciaremos um mapeamento que possibilitará medir a severidade da pandemia;* conforme cada bairro de Tupã”;* disse.
Para atender melhor os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS);* e reduzir a exposição das pessoas de outros quadros clínicos;* “criamos salas próprias para isolamento em todas as unidades de saúde;* além de uma nova sala para intubação de casos graves na UPA.”;* contou o médico.
Pensando na otimização dos atendimentos à população;* de acordo com o prefeito Caio Aoqui;* as unidades de saúde voltaram a atender 8 horas por dia. “Reduzir o atendimento para apenas 6 horas diárias causou prejuízos. Com o plano de enfrentamento;* percebemos que a melhor decisão seria retornar o período normal de atendimento”;* afirmou.
Outra ação que beneficiará a população e;* principalmente;* os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença foi o cumprimento do Protocolo de qualificação para compra dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Segundo o prefeito;* a compra de materiais e produtos como máscaras;* luvas e aventais;* será feita considerando a eficiência dos insumos e não apenas o custo baixo. “A qualidade do material é crucial para garantirmos a segurança dos profissionais envolvidos na testagem;* recepção e diagnóstico dos tupãenses. Os produtos podem até ser mais caros;* mas protegerão nossas equipes”;* finalizou.
Tupã