A Prefeitura de Tupã;* por meio do setor de Vigilância Sanitária;* reforça a importância do cuidado redobrado com o descarte de resíduos domiciliares;* principalmente pelas pessoas com suspeita ou confirmação do novo Coronavírus. A medida visa proteger os coletores e agentes de limpeza da cidade.
Devido à pandemia do novo vírus;* as autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras de proteção. Porém;* tão importante quanto o uso desses equipamentos é saber descartá-los corretamente. Para isso;* a chefe do setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro;* explica a melhor forma de separar esses materiais.
“As Unidades de Saúde são orientadas a descartar os materiais em sacos de colorações diferentes;* para que os servidores identifiquem e manuseiem com cuidado. Já a população comum pode embalar as máscaras em sacos plásticos e descartar junto aos resíduos orgânicos;* que serão recolhidos nos dias e horários da coleta regular. É importante que os sacos estejam bem fechados”;* disse.
Gisele informou ainda que já as pessoas com suspeita ou confirmação do novo vírus;* precisam redobrar ainda mais os cuidados ao efetuar o descarte. Ela disse ainda que se este for feito adequadamente;* pode evitar a propagação do vírus. Portanto;* é importante que a população siga as recomendações ao manusear os resíduos domiciliares.
“A orientação para as casas com um caso suspeito ou confirmado é colocar o resíduo em sacos duplos;* um com o lixo convencional e outro limpo;* fechar bem o saco de forma que não vaze ar ou qualquer tipo de liquido. Além disso;* não devem enviar estes materiais para a reciclagem;* justamente para não expor os coletores ao risco de contaminação”;* informou.
Já o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* destacou que os resíduos podem se tornar fontes de contágio;* principalmente aos servidores que trabalham na linha de frente da limpeza da cidade. “Todo cuidado é pouco. Então;* mesmo que os profissionais usem equipamentos de proteção;* a colaboração da população é fundamental para evitar ao máximo a propagação do vírus”;* concluiu.
Tupã