A Secretaria de Assistência Social de Tupã realiza várias ações em prol do bem-estar dos idosos no município. Por isso;* relembra que o dia 15 de junho é voltado à prevenção e conscientização da violência contra os mais velhos.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi uma estratégia da Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer o tema para debate público. De acordo com a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* esse tipo de abuso é uma grave violação aos Direitos Humanos.
Em função da data;* este mês ficou conhecido como Junho Violeta. “Precisamos criar meios de fortalecer as ações de prevenção e diminuir a omissão dos danos e do sofrimento físico e psicológico que muitos idosos sofrem;* e a Campanha ‘Junho Violeta’ é um desses mecanismos”;* afirmou Patrícia.
Em Tupã;* o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste e Natalino Rodrigues oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Criando grupos para prevenção e orientação ao nível de Proteção Social básica. Já para Proteção Social de média complexidade;* o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza atendimento a idosos que foram vítimas de alguma violação de diretos.
“São realizados atendimentos para acompanhamento e orientação aos idosos e familiares com casos de violência física;* psicológica ou patrimonial. Com a finalidade de combater os maus tratos;* abandono e a negligência”;* explicou.
Atualmente;* os Conjuntos Habitacionais da Melhor Idade;* Vila Dignidade e Recanto do Idoso;* são o lar de 40 idosos. “Ao nível de Proteção social de alta complexidade existem duas instituições de acolhimento para melhor idade no município;* a Casa dos Velhos e a Casa Emanuel”;* mencionou.
Para superar situações de risco;* praticadas em locais públicos ou privados que causem morte;* lesões ou angústia;* denúncias podem ser realizadas diretamente na unidade do CREAS ou através do Disque Direitos Humanos;* o Disque 100.
A secretária finalizou que as ações e eventos voltados à população com mais de 60 anos estão paralisadas para preservação da saúde dos atendidos. “Como sabemos;* os idosos são o principal público de risco em caso de contaminação pelo Covid-19. Agora;* a melhor forma de cuidar dos mais velhos é pedir para que fiquem em casa e sigam as orientações dos especialistas e médicos”;* encerrou.
Tupã