Aumenta o número de visitantes ao Museu “Janis Erdbergs”

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013


Aumenta o número de visitantes ao Museu “Janis Erdbergs”

Localizado no distrito de Varpa, espaço conta a história da imigração leta

O museu “Janis Erdberg”, localizado no distrito de Varpa é um dos pontos turísticos mais visitados de Tupã e os números relativos ao mês de setembro mostram que a cada dia aumenta o interesse em visitar o local, considerado uma referência da imigração Leta na região. No espaço são guardados objetos que mostram o desenvolvimento do distrito. No mês de setembro, mais de 150 pessoas visitaram o Museu dos Pioneiros.

Contando com o horário de visitação monitorado, o aumento representa um crescimento no número de pessoas interessadas em saber um pouco da história do Distrito. Através da visita técnica, alunos, professores, turistas e a comunidade em geral tem a oportunidade de apreciar objetos históricos, obter informações sobre costumes e cultura dos letos e conhecer o acervo do museu, bem como a história da construção do Distrito, acompanhando a história das pessoas que deixaram sua pátria, a Letônia e outros países.

Além do aumento de público, outro fator apontado foi o fortalecimento da imagem e aumento da visibilidade, e também do envolvimento da comunidade e dos turistas no Museu. O espaço fica instalado em um prédio que foi uma antiga Igreja Batista e mantém as características da época dos anos 20.

O Prefeito Manoel Gaspar, que esteve recentemente visitando o distrito, elogiou a determinação e a união da comunidade de Varpa, bem como a importância do atrativo turístico da região. “O distrito é um ponto turístico belíssimo, o museu guarda toda a importância desta parte do município em seu acervo, mostra a união e a força desta comunidade cada vez mais presente na história de nossa Estância Turística”, destacou.

O acervo em Varpa conta com diversos objetos como: fotografia, selos, roupa, raízes de árvores, armas, ferro de passar roupa, câmeras fotográficas, e um curioso caixa. Visitantes e famílias terão um passeio pela arte, história e beleza que encanta a quem conhece. Em um passeio pelo local, alem da visita ao museu é possível encontrar doces caseiros típicos e os famosos pães caseiros e também a famosa sopa doce leta.

"Museu é um local mágico em todos os sentidos, ele abriga história e relíquias inimagináveis, lá podemos obter mais conhecimento sobre a nossa cultura. Através de pequenas ilustrações ou de pequenos mimos que vemos que conta a história de um povo ou de uma determinada época como vemos no Museu “Janis Erdbergs” logo ali em Varpa. Além disso, desfrutarmos de um belíssimo e agradável ambiente”, destacou o secretário de cultura, Charles dos Passos.

CURIOSIDADE

Varpa significa “espiga” e o nome teria sido sugerido pelo Pastor João Inks, que integrou o primeiro grupo de pioneiros a residir no distrito. A explicação do nome é “uma unidade onde se fixariam outras unidades, como na espiga de milho”. Ainda que algumas construções na cidade já tenham se abrasileirado, nas ruas é comum todos os letreiros estarem no idioma leto.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã