"
O Programa Pontos MIS;* em parceria com a Spcine Play;* exibirá gratuitamente o filme “À meia-noite levarei sua alma” neste sábado (20);* a partir das 16h. Além da obra;* também será realizado o tradicional bate-papo ao vivo de cinema;* no canal do MIS no Youtube;* às 18h. A edição é uma homenagem ao diretor José Mojica Marin – Zé do Caixão;* e comemora o Dia do Cinema Nacional;* celebrado amanhã (19).
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura;* Duda Gimenez;*para assistir ao filme;* é necessária a inscrição prévia. Os interessados podem se cadastrar a partir das 11h de hoje (18);* por meio do site do MIS (www.mis-sp.org.br);* clicando em “programação” (no menu superior) e acessando a publicação da programação do filme. Nesta postagem;* há um link para o formulário de inscrição e outro link para o bate-papo ao vivo.
A Pasta também informou que o filme será exibido em uma “sessão virtual” e;* que a obra foi lançada em 1964;* tem 84 minutos de duração e foi filmada em preto e branco. A classificação indicativa recomenda a produção para maiores de 16 anos de idade.
O bate-papo ao vivo será mediado por Carlos Primati (pesquisador especializado no cinema fantástico);* com a presença dos jornalistas e biógrafos de Mojica;* Ivan Finotti e André Barcinski. Além destes;* também terá a participação de Paulo Biscaia (diretor;* roteirista e editor de cinema) e de Marcelo Miranda (jornalista;* crítico de cinema;* pesquisador e programador).
Além dos convidados;* o público também pode interagir no debate. Para isso;* é necessário estar logado no Youtube;* acessar a live no momento da transmissão e comentar pelo chat ao vivo. O canal do museu no Youtube pode ser encontrado buscando por “MIS SP” na plataforma ou pelo link: “www.youtube.com/user/missaopaulo”.
O secretário municipal de Cultura ressaltou que o filme é um dos clássicos de terror nacional;* dirigido por Zé do Caixão;* referência neste gênero. O titular também destacou que a obra entrou para uma seleta lista dos melhores filmes nacionais;* enfatizando a importância desta produção para o audiovisual do país.
“Esta obra é dirigida pelo famoso ator;* produtor;* roteirista e diretor;* Zé do Caixão;* o ‘pai do terror nacional’. Em 2015;* a produção foi considerada um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos;* segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine);* reforçando a importância desta obra para o gênero e para o cinema nacional”;* salientou.
Duda convidou a população para participar da “sessão virtual” de cinema e interagir no bate-papo ao vivo. Ele também lembrou que esta é uma oportunidade de ter acesso a uma grande obra do cinema nacional de forma gratuita e sem ter que sair de casa;* além de participar de debates com especialistas e biógrafos do diretor.
“Esta é uma oportunidade de conhecer e apreciar uma obra de grande prestígio do cinema nacional e que se tornou referência no gênero de terror;* de forma gratuita e sem ter que sair de casa. Além disso;* também é uma chance de debater a respeito desta produção com biógrafos do diretor e especialistas. Convido a população para participar da ‘sessão virtual’;* do debate ao vivo e das demais iniciativas do Pontos Mis”;* convidou.
Sinopse do filme
O longa conta a história do cruel agente funerário Zé do Caixão que vive a obsessão de encontrar a mulher superior;* capaz de gerar o filho perfeito e perpetuar o seu sangue. Para isso;* não hesita em matar todos que ousam interferir em se plano.
Um pouco sobre José Mojica
José Mojica Marins (1936-2020);* mais conhecido como Zé do Caixão (seu personagem mais famoso);* era ator;* diretor e roteirista cinematográfico brasileiro. É considerado o ""pai"" do terror nacional;* tendo sua obra como grande influência para o gênero.
Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que;* inicialmente desprezado pela crítica nacional;* passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. Em 2015;* o MIS realizou uma exposição em homenagem ao diretor;* que celebrava sua obra com diversos itens pessoais e uma mostra inspirada em sua trajetória e em seu personagem principal.
"Tupã