Prefeitura reforça importância do teste do pezinho

Saúde - Quarta-feira, 24 de Junho de 2020


Prefeitura reforça importância do teste do pezinho

A Secretaria de Saúde de Tupã alerta sobre a importância de realizar o teste do pezinho;* nome popular da triagem neonatal oferecida de forma gratuita pelo SUS. Apesar de muito simples;* ele possibilita diagnosticar várias doenças.

De acordo com a diretora do departamento de Atenção Básica;* Simone Veronez Bauer;* o teste deve ser feito no recém-nascido entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. “Com algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar é possível detectar anomalias congênitas;* ou seja;* doenças que se apresentam no nascimento e que podem gerar sequelas graves se não tratadas”;* afirmou.

Simone afirma que as doenças identificadas por esse exame de laboratório têm tratamento. No entanto;* antecipar o diagnóstico continua a ser um importante recurso;* pois na maioria das vezes;* a criança não apresenta sinais ou sintomas de problemas de saúde no período neonatal.

De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui;* em Tupã;* o Projeto Curumim realiza o agendamento dos exames de triagem neonatal;* e presta orientações para as mães e famílias dos bebês.

“No caso do teste do pezinho;* as amostras coletadas são encaminhadas para análise no Serviço de Referência em Triagem Neonatal da UNICAMP/CIPOI”;* informou o médico e secretário.

De janeiro a 22 de junho de 2020;* foram realizados 252 exames para recém-nascidos no município. A maioria desses testes obrigatórios pôde ser feita ainda na maternidade ou no domicílio porque;* em função da pandemia de coronavírus (Covid-19);* os atendimentos do Curumim passaram por adequações para reduzir as chances de contágio das puérperas e dos nenéns.

“Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF) são capacitadas para efetuarem o acompanhamento das crianças de Tupã;* além de contar também com o apoio de médicos pediatras”;* informou Miguel.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã