Para garantir a proteção dos direitos do consumidor;* previstos pela Lei Nº 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor (CDC);* o Procon de Tupã;* mantido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* reforça suas atividades em meio a pandemia do novo Coronavírus.
Desde o início das recomendações de isolamento social e higienização pessoal e de espaços;* o órgão vem intensificando seus serviços com o objetivo de combater fraudes em compras on-line.
Para isso;* o Procon disponibiliza plataformas digitais para a resolução de dúvidas e recebimento de denúncias;* através do aplicativo de mensagens Whatsapp;* pelo número (14) 99847-8176;* pelo telefone fixo (14) 3491-539 ou pelo e-mail “procon@tupa.sp.gov.br”. Desta forma é possível evitar a aglomeração de pessoas no prédio para reclamações e dúvidas.
Lembrando que os horários de funcionamento do Procon são de segunda a sexta-feira;* das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e os munícipes serão apenas atendidos através dos canais digitais para cumprimento das recomendações de segurança contra o coronavírus.
De acordo com a coordenadora do Procon de Tupã;* Luana Garcia Maran;* o número de compras feitas através de E-commerce aumentou durante a pandemia;* como mostra a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM);* que aponta que alguns setores de consumo chegaram a ter crescimento de mais de 100% em relação às vendas on-line;* como o ramo da saúde;* que atingiu 111%.
“Entre os meses de março e maio deste ano;* foram realizados 83 atendimentos no Procon de Tupã;* relacionados a compras no comércio digital. Isto mostra quase um atendimento por dia para a resolução de problemas e dúvidas relacionadas às vendas virtuais”;* contou.
A coordenadora ainda acrescentou que os atendimentos deste período se distinguem entre: simples consulta;* atendimentos preliminares;* carta de informação preliminar e reclamações.
“É indispensável a atenção do usuário durante as compras que deseja realizar. Verificar a avaliação da loja virtual;* verificar se o endereço físico e telefone do fornecedor existem;* entre outras atitudes;* podem contribuir para que não haja fraudes ou roubo de informações pessoais”;* explicou.
Segundo pesquisa da empresa brasileira de antifraude;* Konduto;* a taxa de tentativas de fraude no comércio digital brasileiro aumentou 14% entre 2018 e 2019. O aumento mostra que a cada 5 segundos ocorre uma fraude no país ou que a cada 40 compras on-line;* 1 tem origem fraudulenta.
O secretário municipal da Pasta responsável;* Newton Takahara;* também reforçou o pedido de atenção por parte dos consumidores durante as compras on-line. “Sabemos que as recomendações dos órgãos de saúde é para que todos permaneçam em casa;* o que dificulta a ida às lojas físicas;* contribuindo para o aumento de vendas no âmbito digital. Por isso;* pedimos a todos que redobrem a atenção e;* caso haja dúvidas ou problemas;* que procurem o Procon através dos telefones e e-mail”;* pediu.
Tupã