A Secretaria de Assistência Social tem oferecido uma alternativa de abrigo para as pessoas em situação de rua no município. Graças a um recurso do Governo Federal;* refeições também serão ofertadas para esse grupo;* a distribuição dos alimentos começará ainda nessa semana.
Um crédito especial do Ministério da Cidadania (portaria nº 369;* de 29 de abril de 2020) permitiu que a Administração Municipal reservasse quartos em um hotel da cidade para acolher pessoas em situação de rua. “Esse investimento e outras ações de proteção contra a Covid-19 serão cobertos pelo repasse de quase R$400 mil”;* explicou o prefeito;* Caio Aoqui.
O recurso federal deve ser revertido em ações socioassistenciais e de estruturação da rede;* ou seja;* para criação de alojamentos que permitam o isolamento social de pessoas em situação de rua;* aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e de alimentos.
Para cumprir as determinações da portaria e assistir ao grupo neste momento tão difícil para a saúde em todo o mundo;* a Secretaria de Assistência Social fez uma triagem dos munícipes em situação de rua. De acordo com a secretaria responsável pela Pasta;* Patrícia Fernandes;* há 19 pessoas que se enquadram no perfil.
“Em geral;* são homens que romperam vínculos com as famílias por serem dependentes de drogas ou álcool;* ou outros motivos. Muitas vezes;* eles optam por não retornar às casas;* pois já se habituaram a situação”;* explicou a secretária.
Esse hábito fica evidenciado;* pois;* até o momento;* apenas seis dos triados aceitaram o alojamento no hotel. Patrícia afirma que;* para as hospedagens serem seguras;* a Secretaria priorizou nesta primeira fase os idosos e as pessoas com bom comportamento.
A Prefeitura de Tupã poderá reservar esses quartos durante três meses. “A ação tem o objetivo de preservar a saúde desses cidadãos;* pois além do coronavírus;* estamos no período de inverno”;* comentou Patrícia.
Em função da pandemia;* o serviço de estadia noturna no Albergue teve que ser suspenso;* visto que o local não possuía o espaço recomendado pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura dispõe ainda do Serviço de Acolhimento em República;* inaugurado pela atual administração em setembro de 2019.
O Serviço de Acolhimento em República continua abrigando pessoas de 18 a 59 anos que viviam na rua e que estão em fase de reinserção social.
Tupã