A Prefeitura de Tupã controlou a histórica epidemia de dengue em 2019. Para que o combate ao Aedes aegypti seja ainda mais eficiente;* as ações precisam ser desenvolvidas durante todo o ano. Por isso;* o Departamento de Entomologia e Endemia realiza visitas;* nebulizações;* controle de criadouros e conscientização da população em todo o município.
Nesta semana;* os agentes seguem com os trabalhos de nebulização com o inseticida Cielo no Jardim Nossa Senhora de Fátima e Parque Universitário I. Já o Jardim Jaçanã e o Jardim Santa Adélia recebem visitas das equipes e serviços de controle e eliminação de criadouros do mosquito.
De acordo com o diretor do departamento de Entomologia e Endemias;* Marco Antônio de Barros – Marquinho da Dengue;* após esta primeira etapa de serviços;* de nebulização e o controle de criadouros;* os agentes aplicarão o biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti);* que atua na eliminação das larvas do Aedes.
“Para ser eficiente;* o trabalho de combate à dengue deve ser realizado de forma completa;* com visitação às residências;* conscientização da população;* nebulização para matar os mosquitos adultos e aplicação do biolarvicida para eliminar as larvas do Aedes. Desta forma;* conseguimos evitar uma nova epidemia e preservar a saúde pública”;* explicou.
Marquinho da Dengue acrescentou que os trabalhos demonstram resultados positivos no combate ao mosquito da Dengue e que até agora;* no mês de junho foram confirmados apenas 5 casos da doença. “Os casos de dengue no município diminuíram significativamente;* especialmente nos últimos meses;* o que prova o comprometimento do setor em trabalhar com seriedade”;* destacou.
Já o prefeito Caio Aoqui;* salientou que sempre acompanha os trabalhos realizados pelo setor. O chefe do Executivo também disse que os serviços de combate à dengue são realizados constantemente;* porém;* para serem ainda mais efetivos;* precisam da cooperação da população.
“A cada mês;* os casos de dengue diminuem. Por exemplo;* em maio foram 55 confirmados e em junho tivemos somente 7 até agora;* o que representa uma queda de 87;*27% de um mês para o outro. Estamos contentes com os resultados cada vez mais positivos e pedimos a colaboração da população para que continuemos desta forma”;* pediu.
Tupã