A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Recreação;* mantém convênio com diversas instituições voltadas a atividades esportivas e recreativas. Algumas delas adaptaram suas aulas;* com o objetivo de manter o ensino por videoaulas;* mesmo em meio ao distanciamento social.
Dentre estas instituições;* destacam-se a AITEC Sandalus e Projeto Alto Sumaré;* que oferecem diferentes modalidades de aulas para cerca de 450 alunos;* porém respeitando o distanciamento social e as recomendações das autoridades de Saúde. Para isso;* os professores enviam aulas para plataformas digitais.
A AITEC Sandalus atende cerca de 200 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos;* nas modalidades futebol e futsal. As videoaulas são ministradas por Marcos Aparecido Emygdio;* Luan Rufino da Silva e João Gabriel Alves da Cruz;* trazendo abordagens pedagógicas;* técnicas e táticas dos esportes. Eles gravam uma ou duas aulas por semana;* dependendo do assunto abordado; uma vez que há assuntos comuns às duas modalidades.
As atividades tratam a respeito de exercícios preventivos;* fundamentos e exercícios voltados à coordenação motora. Nestas aulas;* a abordagem pedagógica é trabalhada com séries;* estudos e contexto histórico;* fazendo com que os alunos aprendam a origem dos fundamentos e compreendam como foram elaborados. Para isso;* os professores gravam duas aulas por semana e enviam para o canal da instituição no Youtube.
Já o Projeto Alto Sumaré atende cerca de 250 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos;* com ensino de futebol. O Projeto leva atividades físicas em videoaulas gravadas duas vezes por dia pelo professor Thiego Andrade;* sendo uma para os iniciantes e alunos mais novos e outra para os alunos avançados e mais velhos. Estes exercícios são enviados em um grupo de Whatsapp;* que contém as famílias atendidas.
As atividades abordam aspectos físicos;* fundamentos;* recreação e aspectos sociais;* em que as famílias dos alunos também participam. Para possibilitar a prática nas residências;* além do conteúdo ministrado;* também são sugeridos materiais alternativos para a realização dos exercícios com adaptações; como uso de garrafas PET;* capacetes;* entre outros objetos.
As famílias dos alunos enviam fotos e vídeos praticando as atividades;* para a elaboração de relatórios. No final de cada mês e feito um planejamento de aulas. As instituições conveniadas;* com o apoio da Prefeitura;* tem estimulado a prática esportiva e fomentado o desenvolvimento destas modalidades.
Tupã