Homenagem aos ex-combatentes da Revolução de 1932 não será realizada

Saúde - Quinta-feira, 09 de Julho de 2020


Homenagem aos ex-combatentes da Revolução de 1932 não será realizada

A Prefeitura informa que a tradicional homenagem aos ex-combatentes tupãenses da revolução de 1932;* realizada anualmente no dia 9 de julho;* foi cancelada com o objetivo de respeitar as medidas de distanciamento social e recomendações das autoridades de saúde;* devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura;* uma das organizadoras do evento;* a data relembra o papel fundamental que tupãenses tiveram para a história do estado de São Paulo e do Brasil;* por meio da participação no movimento.

A Pasta ressalta que a celebração acontece há mais de 30 anos;* e lamenta que neste ano não seja possível realizar do evento. Porém;* enfatiza que a data deve ser salientada como um símbolo da luta pela democracia e por um futuro melhor.

Evento tradicional

A celebração é tradicionalmente realizada na Praça 9 de Julho;* situada na avenida Tamoios. O evento geralmente conta com a presença de autoridades;* representantes do Poder Executivo e Legislativo;* além de militares;* familiares dos ex-combatentes e público geral. Além disso;* a Orquestra Municipal - “Maestro Júlio de Castro” costuma fazer a recepção musical e tocar durante as solenidades.

A data marca o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 e o Dia do Soldado Constitucionalista;* conta com a apresentação da história da revolução;* com a entrega de homenagens aos familiares dos combatentes;* hasteamento das bandeiras;* posicionamento de coroas de flores no monumento do local;* a entrega de moções de congratulações e láureas de mérito pessoal aos militares;* entre outras ações.

Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932;* Revolução de 1932 ou ainda Guerra Paulista;* foi um movimento armado que aconteceu em 1932 no estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro. O objetivo era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

O estado lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada;* enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi de muitas mortes para ambos os lados. Porém;* em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte;* e em 1934 foi concluída a constituição.

Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados;* o feriado tem maior predominância no território paulista.

Segundo a Gerente Geral do Museu Índia Vanuíre;* Tamimi Borsatto;* no total;* foram 87 dias de combate (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 – durando até dois dias depois da rendição paulista). “Tivemos um saldo oficial de 934 mortos;* embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 mortos. Numerosas cidades do interior de São Paulo sofreram danos devido aos combates”;* informou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã