O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) faz um alerta à população sobre os riscos do aumento no número de dependentes de álcool em função da pandemia de coronavírus. Estudos apontam mudanças no comportamento das pessoas durante o isolamento social;* propiciando o consumo da substância.
De acordo com a diretora do departamento de Saúde Mental;* Nilcéa Guandalini;* os profissionais do CAPS observaram um crescimento no índice de alcoolismo;* com internações e recaídas dos pacientes que estavam abstinentes.
Os profissionais que acompanham os casos perceberam também dificuldade de adesão à nova forma de atendimento psicológico remoto;* disponibilizada como alternativa de suporte nesse período de pandemia.
“O consumo de álcool na quarentena tem sido uma válvula de escape contra a ansiedade e o tédio. Precisamos ter muito cuidado;* porque muitas pessoas ignoram a doença;* pois não acreditam que possam se tornar alcoólatras”;* explicou Nilcéa.
A diretora reforça que qualquer um pode se tornar dependente do álcool;* mas aqueles que possuem histórico familiar ou transtornos de personalidade acabam sendo mais vulneráveis. E alerta à população de que o consumo excessivo gera prejuízos em diversas esferas da vida;* tanto em relação à saúde mental;* quanto física.
Ela orienta sobre a importância de observar se há dificuldade para controlar ou parar a ingestão de álcool; sintomas como náusea;* tremores;* ansiedade;* suor indicando abstinência física; e um aumento na tolerância alcoólica; e forte necessidade ou desejo incontrolável de beber;* caracterizando uma compulsão
A Secretaria de Saúde de Tupã mantém os atendimentos médicos com os pacientes do CAPS cumprindo as recomendações de segurança contra a covid-19. Da mesma forma;* as equipes continuam acolhendo todos que procuram auxílio na unidade;* que funciona das 7h às 17h.
A partir de segunda-feira (13);* o CAPS estará com novo endereço;* rua Nhambiquaras;* 871;* esquina com a avenida Tapuias.
Tupã