Encontrar possíveis infectados e orientar a população sobre a prevenção e o diagnóstico da Covid-19;* doença causada pelo novo Coronavírus;* são apenas alguns dos objetivos da barreira sanitária realizada na avenida Tamoios no último sábado (11). A iniciativa faz parte das medidas de enfrentamento adotadas pela Prefeitura de Tupã.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde aferiram a temperatura;* distribuíram máscaras de proteção para os munícipes que não estavam utilizando o equipamento;* higienizaram as mãos dos pedestres e também orientaram sobre as principais formas de prevenção ao vírus.
Segundo o diretor do departamento de Vigilância em Saúde e coordenador das barreiras sanitárias;* Robison Luís;* os servidores utilizam a metodologia educativa para abordar a população;* pois esta atitude colabora para que as informações sejam bem recebidas pelas pessoas.
“A barreira visa ajudar na conscientização dos munícipes sobre a importância das medidas de higiene e de isolamento;* necessárias para evitar a disseminação do vírus na cidade. Prezamos por uma abordagem educativa;* pois quanto mais informadas;* mais conscientes as pessoas serão”;* disse.
Para o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* os servidores avaliam o estado de saúde das pessoas que estão circulando no local;* e caso alguém apresente sintomas do Coronavírus;* é imediatamente encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Este tipo de ação é fundamental para detectar infectados precocemente e conter o avanço da pandemia no município. Além de informar as pessoas sobre as medidas adotadas pela Prefeitura para garantir a segurança da população e também reforçar a importância da colaboração de todos neste momento”;* comentou.
Já o prefeito Caio Aoqui enfatizou o cuidado e o compromisso da Administração em tomar medidas corretas para o enfrentamento do vírus na cidade. “Esta é uma situação diferenciada e para tomarmos as melhores decisões;* constantemente realizamos reuniões para verificar qual a melhor medida a ser tomada para o enfrentamento ao coronavírus;* sempre pensando no bem-estar e saúde da população tupãense”;* destacou.
Barreiras sanitárias
A primeira barreira sanitária foi realizada no dia 10 de abril e;* desde então;* a Prefeitura de Tupã seguiu realizando a ação durante feriados prolongados;* que teriam mais movimentação de pessoas e visitantes na cidade. Durante esta medida;* mais de 46 mil veículos;* entre carros e motos;* foram checados e higienizados pelos agentes.
Tupã