Zoonoses encerra inscrições para castração de fêmeas

Saúde - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020


Zoonoses encerra inscrições para castração de fêmeas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã informou que preencheu toda a cota de 150 castrações disponibilizadas para cadelas e gatas de munícipes. Assim que os veterinários das clínicas particulares responsáveis pelos procedimentos finalizarem esta etapa da campanha;* a Prefeitura abrirá novas vagas.

De acordo com a agente do CCZ;* Meiriele Cristina Santos de Mello;* os veterinários operam;* em média;* 50 animais por mês. “Com esta estimativa;* apenas em setembro poderemos abrir novos agendamentos”;* disse.

Meiriele explicou que o número de cirurgias por mês está limitado à quantidade de atendimentos que as próprias clínicas podem fazer sem que haja aglomeração de pessoas nos locais. A agente pede aos que não conseguiram realizar a inscrição que aguardem o início da segunda fase da campanha.

O CCZ disponibilizou a cota de cirurgias em fêmeas dia 1º de julho;* e preencheu todas as guias disponíveis em apenas 14 dias. Em função da alta procura;* o vereador Gilberto Neves Cruz – Capitão Neves solicitou ao prefeito;* Caio Aoqui;* mais procedimentos para o segundo semestre.

“Nós;* como representantes da causa animal;* agradecemos ao prefeito Caio Aoqui por oferecer mais 150 castrações para a população;* e outras 150 para os protetores dos animais. Com isso;* serão feitas 600 castrações em fêmeas no ano de 2020. Além de atender aos pedidos dos protetores voluntários;* esta ação é uma forma de pensar na saúde pública”;* enfatizou o vereador.

Castração de machos

Em relação aos machos;* o diretor de departamento da Vigilância em Saúde;* Robison Luis Pereira;* afirmou que as cirurgias continuam a ser feitas;* e que os agendamentos continuam disponíveis no CCZ. “Os donos ainda podem solicitar cirurgias em cachorros e gatos porque a castração deles é feita por um veterinário da Prefeitura de Tupã. Dessa forma;* não há uma cota limite”;* contou.

No entanto;* Robison ressalta que os atendimentos também estão controlados em função da pandemia de coronavírus;* para isso “intercalamos os procedimentos por espécie. Numa semana castramos os gatos;* e na outra;* os cães”;* finalizou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã