A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* promove ações para conservação do solo;* e uma delas é o terraceamento (curvas de nível) em vários locais do município. Dentre os locais que receberam os serviços recentemente;* está o terreno localizado ao lado da Escola Prof.ª Irene Resina Migliorucci.
Além de locais sob gerenciamento da Administração Municipal;* terrenos privados também devem fazer o terraceamento. Esta técnica atua como uma barreira para diminuir a velocidade das águas das chuvas;* evitando erosões superficiais e enchentes;* além de contribuir para a conservação do solo.
O engenheiro agrônomo da Pasta responsável;* Jorge Gonçalves;* explicou que os proprietários de terrenos que fazem divisas com estradas rurais também devem fazer o terraceamento;* sendo que a Secretaria realiza a notificação e eles têm o prazo de até 15 dias para realizar a técnica no local.
“Caso o proprietário não tenha os equipamentos necessários;* a Secretaria viabiliza implementos e maquinários para este serviço;* por meio da Patrulha Rural;* um projeto válido para propriedades de 1 a 10 alqueires;* sendo uma alternativa econômica que reverte a arrecadação para a manutenção e aquisição de novos equipamentos para o projeto”;* disse.
Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* enfatizou a importância do terraceamento para a preservação do meio ambiente. O secretário também comentou que essa medida contribui para reduzir os gastos futuros com a manutenção desses locais.
“Essa ação é preventiva e minimiza os impactos decorrentes de fortes chuvas. Por isso;* é fundamental que os proprietários realizem o terraceamento em suas propriedades”;* concluiu.
Tupã