Na última terça-feira (28) foi comemorado o “Dia Mundial das Hepatites Virais”;* que visa reforçar as ações voltadas à precaução e controle dessas doenças. Neste ano;* devido à pandemia do novo coronavírus;* todo o Estado de São Paulo não realizou ações da Campanha;* mas a Secretaria municipal de Saúde informou que os atendimentos no Ambulatório de Moléstias Infecciosas permanecem a disposição da população.
De acordo com a enfermeira do ambulatório e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais;* Anaille Virginia Genovez Michelotti;* no Brasil;* foi instituída a lei de 13.802/2019;* que estabelece a Campanha “Julho Amarelo” para reforçar ainda mais ações de conscientização da doença.
“Mesmo em época de pandemia;* não podemos deixar de falar sobre um assunto tão importante. Segundo dados do Ministério da Saúde;* a taxa de mortalidade anual das hepatites virais pode ser comparada ao HIV e à tuberculose;* alcançando aproximadamente 1;*4 milhões de mortes ao redor do mundo”;* disse.
Anaille ainda explicou que na maioria das vezes as Hepatites Virais;* que são o principal objetivo da Campanha;* apresentam-se de forma assintomática nos estágios iniciais;* ou seja;* sem sintomas específicos aparentes.
“Pelo fato de os estágios iniciais das infecções serem silenciosos;* é ainda mais importante que as pessoas saibam onde procurar ajuda;* e principalmente;* como se prevenir da doença. Aqui no município;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas permanece com os atendimentos de segunda a sexta-feira;* das 7h às 17h;* e realiza diariamente testagens sorológica rápida para Hepatites B e C;* HIV e Sífilis”;* disse.
A coordenadora do programa ainda acrescentou que;* para seguir todas as medidas de distanciamento social e evitar a disseminação do coronavírus;* é necessário que os munícipes sigam as regras;* higienizem as mãos com álcool 70% disponível no local;* mantenham a distância de no mínimo 1;*5 metros das demais pessoas e utilizem máscara de proteção.
“As Hepatites Virais são uma inflamação do fígado que pode ser causadas por vírus. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento;* bem como exames específicos de forma rápida e sigilosa. Além disso;* no Ambulatório;* é explicado ao paciente todas as maneiras de prevenção e sanadas todas as dúvidas sobre as infecções”;* disse.
Os interessados podem procurar o Ambulatório de Moléstias Infecciosas na Rua Nhambiquaras;* 432 ou agendar seus atendimentos pelo telefone (14) 3491-5640. Lá;* toda a equipe multiprofissional estará disponível para prestar assistência aos munícipes.
Tupã