Kits alimentação ajudam a fortalecer agricultura familiar

Educação - Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020


Kits alimentação ajudam a fortalecer agricultura familiar

A Prefeitura de Tupã continua assegurando o direito à alimentação saudável e adequada dos alunos da Rede Municipal de Ensino mantendo a parceria com os agricultores que já forneciam alimentos para as escolas públicas municipais antes da pandemia do novo coronavírus.

A chefe de setor de prestação de contas e convênios da educação;* Silvia Ferrari;* afirmou que;* desde maio;* os agricultores cooperados de Tupã ofereceram produtos para mais de 3.500 cestas básicas. Entre os hortifrútis há tomate;* repolho;* mandioca;* alface;* banana nanica e ovos.

Essa parceria começou com a criação da lei municipal 13.987/2020;* que autoriza repasse pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) dos recursos financeiros ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para aquisição dos alimentos dos agricultores e demais itens da cesta.

“No mínimo 75% do recurso recebido do FNDE deve ser destinado à aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados;* e 30% na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar;* independentemente da pandemia”;* informou Silvia.

Conforme o prefeito;* Caio Aoqui;* a continuidade do fornecimento dos hortifrútis cultivados na agricultura familiar incentiva o progresso econômico dos produtores locais. “O PNAE tem impacto positivo na vida das famílias dos alunos contemplados pelos Kits Alimentação e na dos pequenos agricultores. Pois;* supre uma parcela significativa das necessidades nutricionais das crianças e prioriza empreendedores familiares rurais;* beneficiando o desenvolvimento local”;* explicou.

De acordo com o secretário de Educação;* Valdir Berti;* a Cozinha Piloto de Tupã monta os kits adaptando-os;* inclusive;* para atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais como alergias. “Sabemos que uma boa alimentação melhora o rendimento escolar e funciona como um apoio à formação de práticas alimentares saudáveis das crianças”;* concluiu o professor Valdir.

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