Alunos do Projeto Guri se apresentaram no campus da Unesp de Tupã

Educação - Terça-feira, 29 de Outubro de 2013


Alunos do Projeto Guri se apresentaram no campus da Unesp de Tupã

O projeto Guri realizou, na última semana, uma apresentação na Faculdade de Filosofia e CiênciasUnesp, campus de Tupã. O evento, que aconteceu na biblioteca da faculdade, é mais uma atividade cultural desenvolvida pela universidade, que leva a música para a fomentação das artes e da cultura. A apresentação marcou a abertura da semana do livro e do funcionamento da biblioteca no campus. O evento contou com a apresentação de 15 alunos que tocaram os instrumentos saxofone, flauta transversal, teclado, guitarra elétrica, baixo elétrico e percussão.

“Convites como este da Unesp, só nos enche de alegria, pois podemos dessa forma mostrar o trabalho dos alunos do Projeto Guri e aumentar a visibilidade da arte musical em nosso município, é um belíssimo trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo de Tupã”, destacou o secretário de cultura, Charles dos Passos.

A Comissão da Biblioteca formada por sua presidente Professora Doutora, Giuliana Santini Pigatto; a Secretária da Comissão da Biblioteca, Fernanda Alves Evangelista e Eliana Kátia Pupim, bibliotecária responsável elogiaram o repertório tocado na ocasião.

O prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, grandes apoiadores da cultura, consideram o Projeto Guri mais uma grande conquista para o município. “É motivador saber que nossa Estância é um dos Polos do Projeto Guri, que forma músicos e tira das ruas e da ociosidade jovens que encontram na música uma razão para crescerem melhores e projetarem um futuro promissor”, concluiu Thiago Santos.

O PROJETO

Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da secretaria municipal de cultura, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, aulas de canto/ coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

O Projeto é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã