O Projeto “Quinta com Arte” desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã apresenta nesta trigésima primeira edição, a noite especial de Halloween. Inovando mais uma vez, o projeto nesta semana quer proporcionar uma noite temática para os frequentadores da Praça da Bandeira, com um concurso inusitado e irreverente. O Quinta com Arte especial de Halloween fará um concurso de melhor figurino e caracterização da noite das Bruxas, além disso, o evento promove a tradicional Feira de Artesanato, Bailão do Nati, os brinquedos Infláveis, passeio com o Trem da Alegria, oficina de Bordado com Maria da Luz e a premiação do concurso de fotografia dos 84 anos de Tupã.
O Prefeito Manoel Gaspar e o vice, Thiago Santos, apoiam a iniciativa da secretaria de cultura, que busca tornar o Quinta com Arte cada vez mais popular entre os tupãenses. “O Projeto Quinta com Arte cresce e se renova a cada edição e mantém sempre a população integrada e participativa em todas as atividades ali desenvolvidas, o que motiva a cada vez mais inovarmos e reinventarmos a cada nova edição” comentou o prefeito.
O frequentador que estiver caracterizado na noite especial de Halloween ainda concorre a prêmios. “É com alegria que estamos preparando esse Quinta com Arte temático, trazendo para a população uma cultura diferente, porém bem interessante e cheia de história”, concluiu o secretário de cultura Charles dos Passos.
HISTÓRIA
A celebração do Halloween tem duas origens, que no transcurso da história foram se misturando.
O Dia das Bruxas ou Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, comemorado no dia 31 de Outubro. Tem como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existem ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia que os católicos homenageiam todos os santos.
Mas outra história para o surgimento vem do século V DC, na Irlanda Céltica, onde o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O Halloween marca o final oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas ainda acreditavam em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".
E com a multiplicação de escolas de língua inglesa hoje já muito comemorado aqui no Brasil.
Tupã