O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Centro de Zoonoses e Departamento de Atenção Básica;* participa do projeto Educom Saúde-SP;* que visa a capacitação das equipes municipais de todo o estado para articulação de práticas educomunicativas. O objetivo é alavancar a divulgação das ações de combate ao escorpião e de arboviroses;* a partir de ferramentas que aumentem a mobilização social.
De acordo com a agente de controle de zoonoses;* Joice Marcela Matos;* trata-se de um projeto da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que oferece aos municípios uma plataforma para os municípios de São Paulo apresentarem estratégias de combate a arboviroses como o aedes aegypti e de prevenção de acidentes por escorpião.
“Nem sempre a mídia tradicional obtém o alcance esperado na difusão das informações para combate ao escorpião. A partir do Educom Saúde;* nós criamos um planejamento para 2021 de atividades lúdicas;* e de fácil entendimento;* abrangendo as secretarias de Saúde;* Educação e Meio Ambiente e o uso das mídias digitais”;* informou Joice.
Após ingressar no Educom Saúde;* a equipe criou o “Escorpião;* aqui não!”;* para mobilizar a população e conquistar êxito na campanha de combate a esses animais. Conforme Joice;* uma das principais recomendação do projeto é fazer com que a comunidade participe como protagonista das ações;* “o nosso trabalho só terá resultado se houver a mobilização das pessoas”.
A agente de controle de zoonoses;* Meiriele Cristina Pereira;* afirma que as equipes do CCZ e de endemias conheceram projetos de outros municípios e selecionaram as frentes que gostariam de obter aprofundamento. “Nós tivemos a chance de aprimorar a técnica de trabalho com escorpianismo;* e agora pretendemos fazer panfletagem; projetos pedagógicos; oficinas nas escolas e creches; mutirões de limpeza; e criação de um grupo de WhatsApp para comunicação entre as equipes e a população”;* contou.
Também está previsto para os próximos meses um programa de reforço e aprendizagem à distância para os servidores que integram o “Escorpião;* aqui não!”;* em Tupã o projeto abrange as equipes do CCZ e das Unidades de Saúde da Família.
Tupã