Atualmente;* equipe da Prefeitura está montando os gabiões
Homens e máquinas continuam com os trabalhos de recuperação de parte da estrutura da ponte na baixada da Avenida Tamoios que foi fortemente atingido pelas chuvas no começo do ano. O grande fluxo de água erodiu a margem direita da ponte que acabou desabando parte do passeio público. Desde a semana passada;* a Prefeitura de Tupã começou a realizar a recuperação da estrutura afetada. Hoje os homens continuam o trabalho com a construção de gabiões para agüentar o fluxo de águas pluviais que passam no Córrego Afonso XIII.
O trabalho está sendo coordenado pelo engenheiro civil;* Luis Otavio;* da Secretaria de Obras. A construção da estrutura está em pleno ritmo. A perspectiva é que a obra conclua dentro de um mês;* isto se o tempo estiver firme até a conclusão da obra. A recuperação da ponte está sendo realizadas através de administração direta;* ou seja;* pelos próprios servidores lotados na pasta.
A Secretaria de Trânsito e Segurança sinalizou toda a área próxima a obra para que os motoristas e pedestres possam prestar atenção e os veículos possam por fora dos cones. O diretor da Secretaria de Obras;* José Rodrigues;* explicou que o gabião ou cestão é um tipo de estruturas armada;* flexível;* drenante e de grande durabilidade e resistência.”Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado;* em dupla torção;* amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas”.
Rodrigues acrescentou que os gabiões são utilizados em estabilização de taludes;* obras hidráulicas e viárias;* etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas;* colchões;* sacos; em diferentes tamanhos.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã