Saúde orienta retomada das atividades da rede de ensino particular

Educação - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020


Saúde orienta retomada das atividades da rede de ensino particular

Com a possibilidade da retomada gradativa das aulas presenciais de pré-escolas da rede de ensino particular;* prevista pelo Decreto municipal N°8.862;* o setor de Vigilância em Saúde;* por meio dos setores de Zoonoses e Vigilância Sanitária;* deu início as orientações sanitárias às instituições para evitar aglomerações nas escolas durante a continuação das atividades.

Como previsto pelo Decreto Municipal;* a retomada gradativa opcional das pré-escolas;* permitida já desde o dia 7 de outubro;* deve seguir protocolos emitidos pelas autoridades de saúde para a prevenção de risco de contaminação.

Para isso;* os setores da saúde iniciaram uma série de determinações que devem ser seguidas pelas unidades escolares;* sendo que não há obrigatoriedade de retomar as atividades educacionais restritivas previstas pelo Decreto.

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* as orientações do Setor foram iniciadas no mês passado;* após solicitações de retorno das escolas. “Como a retomada das atividades escolares não é obrigatória;* a Secretaria Municipal de Educação aguardou a decisão das Unidades particulares para dar início à documentação necessária e solicitar os serviços da Vigilância”;* contou.

Josi explicou que todas as orientações seguem protocolos de saúde do Estado;* mas foram passadas pelas equipes da Vigilância do município de acordo com a realidade de cada escola.

“São diversas orientações necessárias para a retomada gradual das atividades nas escolas;* entre estas estão: declarações assinadas pelos responsáveis e pelos funcionários das escolas para o retorno presencial das crianças; protocolo de atendimento; quadro de horários para o atendimento dos alunos; testes de COVID-19; tabela de aferição de temperatura de alunos; entre outras”;* explicou.

O secretário municipal de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* disse que estas orientações são de extrema importância;* e que todas as escolas serão orientadas e fiscalizadas constantemente para averiguar se os protocolos estão sendo respeitados e cumpridos.

“Pedimos a colaboração de todos;* para que esta retomada gradativa das atividades escolares seja tranquila e não contribua para o progresso da doença em nosso município. Todas as recomendações estão sendo passadas para as unidades escolares;* agora é contar com a cooperação de todos”;* ressaltou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã