A rotina da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi modificada pelo cronograma de recapeamento das ruas do município. De acordo com o responsável pela Pasta;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* os dois servidores habilitados para poda de árvores precisam acompanhar o trabalho da Secretaria de Obras e Planejamento.
De acordo com Zé Vinagre;* as podas mensais foram reduzidas;* pois;* apenas os servidores do Meio Ambiente possuem treinamento para efetuar a poda das árvores de modo apropriado. “Até agora;* 80 ruas foram asfaltadas. A máquina tem 3 metros de altura;* e não passa em alguns logradouros;* por isso;* precisamos retirar os excessos das copas”;* explicou.
O secretário esclareceu que uma equipe analisa quando há necessidade de corte. E enfatiza que não são feitas podas drásticas;* proibidas por lei porque prejudicam o desenvolvimento dos galhos. “As árvores voltarão a crescer normalmente. Pedimos a compreensão dos moradores que tiveram suas árvores podadas;* e que entendam a necessidade dessa ação”;* reforçou Zé.
TIPOS DE PODA
Há modalidades de poda permitidas no município (Decreto Municipal nº 7.320/2013;* Art. 1º). Uma delas é a Poda de Condução;* para retirada de ramos indesejáveis e ramificações baixas. A condução direciona o desenvolvimento da copa para os espaços disponíveis;* sempre considerando o padrão de crescimento da espécie.
A Poda de Limpeza elimina ramos secos;* senis;* infestados por parasitas e mortos;* que perderam função e apresentam riscos de queda;* além da retirada de tocos e remanescentes de podas mal executadas.
Podas de Correção eliminam problemas estruturais;* removendo partes da árvore que comprometem a estabilidade da copa. E a Poda de Adequação ameniza conflitos entre fiação aérea;* sinalização de trânsito;* áreas edificadas;* iluminação pública e as árvores.
As duas últimas modalidades de poda autorizada são a de Levantamento e Emergência. A Poda de Levantamento consiste na remoção dos ramos mais baixos da copa. Geralmente adotada quando partes da árvore impedem a livre circulação de pessoas e veículos.
E por fim;* a poda realizada para remover partes da árvore que quebraram durante chuvas com ventos fortes. Apesar do caráter emergencial;* sempre que possível deve ser considerado o modelo da árvore;* visando restabelecer o desenvolvimento da copa e minimizando riscos posteriores.
Ao solicitar poda;* A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã recomenda especificar o motivo e;* se possível;* indicar o tipo necessário.
Entre em contato com pelo 3496-3346 e saiba quais podadores particulares ou autônomos são certificados para o trabalho. Uma vez que;* os pedidos protocolados para poda ou extração de árvores;* somente serão realizados com a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Tupã