Em 2020;* Tupã registrou saldo positivo em relação ao número de empregos criados e na abertura de empresas novas na cidade;* figurando entre os municípios da região que conseguiram criar oportunidades de trabalho mesmo com a pandemia de coronavírus.
Na avaliação do retrospecto anual;* o comércio foi o setor com índices mais positivos. De acordo com o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Governo Federal;* 157 pessoas foram contratadas para trabalhar na área comercial.
Outro grupamento com bons resultados foi da indústria em geral;* com 78 novas contratações. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Newton Takahara;* esse ano não foi fácil para o país;* e nosso município também acabou afetado.
“Estamos contentes com os bons resultados;* mas precisamos continuar trabalhando para aumentar os empregos na cidade;* pois sabemos que outros setores sofreram queda durante o ano”;* disse Newton.
Neste ano;* muitas pessoas decidiram criar o próprio negócio. O Mapa das Empresas;* sistema desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização;* Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia;* mostra que 726 empresas foram abertas até outubro deste ano;* 699 são microempresas;* 8 são de pequeno porte e 19 desempenham outras atividades econômicas.
Para o prefeito Caio Aoqui;* isso mostra que Tupã ainda tem um comércio forte devido à “veia” empreendedora dos munícipes. “São poucos os lugares com tantas pessoas interessadas pelo empreendedorismo;* essa é uma característica da nossa cidade. Por isso;* iremos investir na qualificação profissional para que esses empresários possam contratar pessoas cada vez mais capacitadas”;* declarou o prefeito.
A diretora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo;* Erica Passarelli;* anunciou no fim de novembro a vinda do programa Minha Chance para Tupã.
A inciativa visa aumentar a empregabilidade dos participantes;* que têm à disposição cursos técnicos e gratuitos de qualificação profissional. Segundo Érica;* o curso é direcionado “às pessoas com interesse em se recolocar no mercado de trabalho;* em aprimorar o seu currículo;* ou iniciar uma nova profissão”;* informou.
Tupã