"
O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses de Tupã;* divulgou balanço das ações de 2020 relacionadas aos animais domésticos. O levantamento aponta a quantidade de castrações e também as notificações de casos suspeitos e confirmados de leishmaniose canina.
Este ano;* o programa de castração de cães e gatos oferecido pela Prefeitura de Tupã realizou 789 cirurgias gratuitas. As operações de 600 fêmeas foram agendadas previamente e feitas por meio de licitação. Os veterinários de clínicas particulares atendem uma cota de cirurgias disponível para a população e outra para os protetores dos animais.
As 189 operações restantes correspondem a 75 gatos e 114 cachorros. Os machos são atendidos por veterinários do próprio CCZ. “Para evitar aglomerações;* a Secretaria de Saúde limitou os atendimentos por mês;* mas todos que se inscreveram e ainda não foram chamados;* permanecem em um cadastro para que o procedimento seja feito futuramente”;* afirmou o chefe do setor de zoonoses;* Robison Luis Pereira.
Em relação ao trabalho de combate à leishmaniose;* o setor informou que 222 animais foram eutanasiados em Tupã por causa da doença. “Esse número corresponde aos casos diagnosticados pelo município;* e de resultados de clínicas particulares;* trazidos para o CCZ pelos donos dos animais”;* disse Robison.
Como estratégia de controle da doença;* as equipes do departamento de saúde realizam visitas domiciliares. 507 casas receberam os profissionais de zoonoses;* por demanda espontânea. “A pandemia modificou um pouco nossa rotina. Seguimos as orientações e restrições impostas por causa do novo vírus;* no entanto;* os trabalhos continuaram;* e nosso balanço foi bastante positivo"";* analisou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha.
Todo trabalho realizado pela Prefeitura de Tupã em prol do bem-estar dos animais de estimação melhora;* consequentemente;* a saúde pública. O controle populacional de cães e gatos reduz o número de abandonos e reduz a incidência de tumores;* por exemplo;* já o rastreio de casos de leishmaniose previne a proliferação dessa doença infecciosa.
De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Angelo de Marqui;* a leishmaniose é uma zoonose;* ou seja;* é transmitida por um vetor;* “se o mosquito-palha picar um animal infectado;* e picar uma pessoa depois;* pode transferir o protozoário para o sangue humano. Por isso;* precisamos identificar a doença e;* infelizmente;* sacrificar esses animais para evitar a ocorrência do tipo visceral”.
"Tupã