A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior divulgou na última semana o balanço das principais ações da Pasta em 2020. O relatório é composto pelas ações e atendimentos da EMFI Paulo Renato Stort em parceria com o SENAI;* Sebrae Aqui;* Sala do Empreendedor;* Banco do Povo;* Procon;* PAT;* Incubadora de Empresas e Feira livre.
A Pasta também conta com o Desenvolve Tupã;* que é um conselho consultivo;* formado por representantes de entidades representativas;* com o objetivo de dar pareceres sobre solicitações dos diversos setores da economia;* tais como descontos;* isenções entre outros.
O titular da Pasta;* Newton Takahara;* enfatizou que a pandemia limitou diversos serviços;* chegando a fechar durante o mês de março;* retomando as atividades gradativamente com restrições. Segundo Newton;* mesmo diante da pandemia;* a Secretaria buscou alternativas para fomentar o mercado de trabalho;* manter o comércio e ampliar o empreendedorismo.
“A economia foi um dos setores mais afetados com a pandemia;* e para manter o desenvolvimento de Tupã;* buscamos soluções que permitissem a realização de atendimentos à população. Fizemos a instalação de totens com álcool em gel;* instalamos protetores de acrílico nas mesas de atendimentos;* oferecemos alternativas digitais de atendimentos;* entre outras”;* explicou.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou que neste ano foram oferecidos cursos para empreendedores pelo Sebrae e para candidatos a ingresso no mercado de trabalho pelo SENAI;* sendo a maioria on-line e gratuita. Também enfatizou que houve abertura de inúmeras vagas de trabalho;* aumento nos empreendimentos atendidos pela Incubadora;* grande adesão às linhas de créditos do Banco do Povo;* e muitos atendimentos nas diversas alternativas oferecidas.
“Uma das prioridades ao longo da pandemia foi a economia;* e por isso oferecemos alternativas de atendimentos;* cursos para qualificação profissional e formações nas áreas que mais demandam em nossa cidade;* e fomentamos o empreendedorismo. Foi instituído o Conselho Municipal de Emprego e Renda;* e estamos buscando novos cursos e soluções para enfrentarmos a pandemia e continuarmos crescendo. Com o esforço de todos;* faremos uma Tupã mais próspera e desenvolvida”;* salientou.
Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tupã tem como objetivo facilitar a recolocação e inserção da população no mercado de Trabalho;* e para isso oferece diversos serviços;* e destes destacam-se: os relacionados a instruções sobre a carteira de trabalho digital;* Seguro Desemprego;* intermediação de mão de obra;* captação de vagas;* regularização de cadastro do empregador web;* entre outros.
No relatório é indicado que até o mês de novembro o PAT contou com 497 vagas captadas;* 829 novos trabalhadores inscritos; destes;* 378 foram encaminhadas para o empregador e ao todo 234 colocações no mercado de trabalho foram realizadas.
O PAT inda intermediou a criação do Conselho Municipal do Emprego;* Emprego e Renda;* aprovado pela Câmara Municipal;* que possibilita a vinda de cursos de qualificação por meio do programa Minha Chance;* complementando os conhecimentos já oferecidos pelo “Time do Emprego”. O município recebeu tal atenção também pelo fato do PAT de Tupã estar em 4º lugar no ranking regional;* com apenas 4 vagas atrás da cidade de Assis.
Procon
O Procon de Tupã viu um aumento de procura por atendimentos logo no início da pandemia;* e ao longo do ano intermediou diversos acordos entre consumidores e empresas. Segundo o relatório;* as demandas apresentadas no Procon – SP são acolhidas e tratadas com base no Código de Defesa do Consumidor e de legislações complementares.
Até o mês de novembro;* o órgão somou 4.875 atendimentos;* divididos em 6 modalidades: Extra-Procon (369);* Simples Consulta (1.652);* Atendimento Preliminar (607);* Carta de Informação Preliminar- CIP (1.127);* Retorno de CIP (1.111) e Reclamação (3).
EMFI Paulo Renato Stort e SENAI
A Escola Municipal de Formação Industrial Paulo Renato Stort;* em parceria com o SENAI;* formou 166 alunos nos vários cursos oferecidos;* sendo: Metrologia (16 alunos);* Aperfeiçoamento de Soldagem a Arco Elétrico – ER (15);* Torneiro Mecânico FIC (6);* Programação e Operação de Torno CNC (8);* Mecânico de Usinagem Convencional – aprendiz (23);* e diversos cursos on-line gratuitos (98).
Ainda no final do ano;* a Secretaria renovou o contrato com o SENAI;* possibilitando novos cursos gratuitos para a população;* especialmente os voltados para indústrias locais.
Sebrae
O Sebrae Aqui de Tupã oferece diversos atendimentos aos MEIs;* MEs e EPPs;* com destaques para modalidades relacionadas a orientações;* finanças;* marketing;* gestão de pessoas;* qualidade e produção. Além dos atendimentos e consultorias;* são oferecidos cursos;* palestras e oficinas.
De acordo com o balanço;* até novembro foram realizados 2.037 atendimentos;* com destaques para: 367 indicações de cursos;* 183 orientações de aberturas de empresas;* 770 emissões e orientações de DAS;* 255 declarações anual do MEI;* e 149 emissões de Nota Fiscal Eletrônica.
Ao todo;* foram oferecidos 37 cursos em várias áreas;* voltados para empreendedores de Tupã e diversas outras localidades; especialmente abordando redes sociais;* controle de estoque;* fluxo de caixa;* empreendedorismo;* perspectivas para o futuro;* e específicos para diversas modalidades;* oferecidos gratuitamente e totalmente on-line.
Banco do Povo
O Banco do Povo é uma parceria entre governo estadual e Prefeitura de Tupã e atualmente oferece duas linhas de créditos para vários tipos de empreendimentos com o objetivo de auxiliar as empresas a investirem em novos equipamentos;* melhorias;* e a enfrentarem os impactos financeiros gerados pela pandemia do coronavírus.
De acordo com o relatório;* até novembro;* 126 contratos foram firmados;* que totalizaram um montante de R$ 2.132.956;*61 em empréstimos.
Feira Livre
De acordo com o balanço;* foram realizados cerca de 10 cadastros de novos participantes;* e ao longo do ano foram realizadas diversas melhorias na estrutura elétrica e iluminação. Segundo a Pasta;* a pandemia limitou a realização das feiras;* e para a realização destas foram adotadas diversas medidas;* como o uso obrigatório de máscaras;* instalação de totens com álcool em gel;* distanciamento entre barracas;* proibição do consumo no local;* entre outras.
A quantidade de feiras também foi reduzida;* bem como suas atrações. De acordo com o balanço;* cerca de 40 feiras foram realizadas até o mês de novembro;* seguindo as recomendações para evitar o progresso do novo vírus.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor busca a simplificação e desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas;* e serve como canal de interação da Prefeitura com os empresários. Seus principais serviços são: emissão de Alvarás de Funcionamento Empresarial;* de profissionais autônomos e atividades eventuais.
Segundo o balanço;* até novembro foram abertas 640 novas empresas;* e contou com 502 registros e alterações empresariais.
Incubadora de Empresas
No início do ano;* a Incubadora de Empresas contava com 8 dos 13 boxes utilizados. Ao longo do ano;* foram realizadas diversas ações para captação de novas empresas para o local;* e até novembro;* foi possível a inclusão de mais 5 empresas para a Incubadora. Desta forma;* o local está com todos os seus 13 boxes ocupados.
Fórum de Debates
Além dos serviços e atendimentos dos diversos setores;* a Pasta ainda realizou o XX Fórum de Debates;* que neste ano foi realizada do dia 8 ao dia 10 deste mês;* totalmente on-line e transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook e em seu canal no Youtube;* respeitando as recomendações das autoridades de saúde e evitando aglomerações.
De acordo com a Pasta;* a realização no formato on-line é inédita e possibilitou que mais pessoas tivessem acesso ao evento;* sem precisar sair de casa e não limitando o número de participantes a um espaço físico. Além disso;* permite que a população tenha acesso na íntegra mesmo depois da realização do evento. Até o momento;* as transmissões já somam quase 7 mil visualizações.
O formato on-line também permitiu que três palestrantes renomados de diferentes lugares participassem sem precisar se deslocar até Tupã;* e fez com que o evento tivesse custo zero para o Município;* trazendo temas relevantes para o desenvolvimento econômico da cidade.
No dia 8;* o evento contou com a palestra do prof. dr. André Rodrigues Reis;* com o tema “Bioinsumos e Micronutrientes na Agricultura para Produção Sustentável de Alimentos”. Até esta semana;* esta palestra já contabilizou cerca de 3.800 visualizações no Facebook e 97 no Youtube.
Já no dia 9;* o Fórum contou com a palestra de Adriano Luiz Martins;* com o tema “A Importância da Tecnologia em Tempos de Pandemia”. Até esta semana;* esta palestra já contabilizou 885 visualizações no Facebook e 17 no Youtube.
Encerrando o evento com chave de ouro;* o mágico e ilusionista Issao Imamura realizou uma palestra motivacional com truques de mágicas com o tema “A Mágica de Pensar Grande: Quando Entendemos que o Maior Segredo está na Mentalidade”. Até esta semana;* cerca de 2.100 visualizações já foram contabilizadas no Facebook e 47 no Youtube.
Tupã