O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Tupã está fiscalizando os estabelecimentos e produtores que manipulam e industrializam alimentos de origem animal. No ano passado;* 40 propriedades rurais e empresas do município foram orientadas e vistoriadas para o cumprimento das leis sanitárias vigentes.
Os responsáveis pela comercialização de carnes;* ovos;* leite;* mel;* e seus derivados tiveram um prazo para atualizar a documentação ou providenciar adequações estruturais;* referentes às normas de higiene e saúde pública.
Este ano;* a equipe do SIM;* por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* está verificando se as empresas estão fazendo todas as mudanças solicitadas para manutenção dessas atividades. De acordo com a chefe de Setor do SIM e veterinária;* Laisy de Fátima Cardoso Almeida;* a maioria dos produtores e empresários já providenciou a documentação. No entanto;* outros tiveram atrasos devido à pandemia.
“Quem registrou o SIM conforme o decreto antigo precisa se adequar às novas Leis que regulamentam a higiene;* a instalação;* o treinamento de funcionários;* ou seja;* todo o processo de manipulação animal até a comercialização”;* explicou Laisy.
A veterinária informou ainda que os locais que descumprirem o decreto em vigor podem ser interditados;* e só voltariam a funcionar quando regularizados.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* diariamente os fiscais visitam estabelecimentos e produtores de Tupã para orientação e vistoria. “Além disso;* um fiscal de inspeção e nossa veterinária acompanham o abate dos animais no matadouro de Parnaso. A inspeção dos alimentos de origem animal garante que o cidadão saiba se aquele produto está próprio para consumo”;* afirmou.
Denúncias relacionadas às condições sanitárias;* de produção;* manipulação;* armazenamento;* transporte e comercialização de produtos de origem animal podem ser feitas pelo 0800 773 1600;* ou diretamente para a pasta responsável no (14) 3496-3346.
Tupã