A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria de Saúde;* já aplicou 94% do primeiro lote de doses de CoronaVac. Na manhã desta quinta-feira (28);* os profissionais do Departamento de Endemias;* do Controle de Zoonoses;* da Vigilância Sanitária;* do Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* e que atuam na sede da Secretaria da Saúde e que atendimento direto ao público foram imunizados.
De acordo com a chefe de Setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* do primeiro dia de imunizações (20/01);* até agora 1.400 pessoas receberam uma dose da vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
“Restaram 80 do primeiro lote que veio para o município. Essas vacinas serão direcionadas aos funcionários de laboratórios particulares;* clínicas de raio-x e diagnóstico;* farmácias e drogarias que realizam teste para diagnóstico da covid-19”;* informou Joselaine.
A segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada dentro de 21 dias. O secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui;* explicou que apenas com a segunda aplicação o organismo começa a produzir anticorpos. “A pessoa vacinada não está imune imediatamente. É preciso ter em mente que os cuidados precisam continuar por muitos meses”.
O plano de Imunização de Tupã prevê iniciar na próxima segunda-feira (1º/02) a aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca. 1.130 doses do novo imunizante foram enviadas pelo governo federal nesta semana. A princípio;* elas serão destinadas aos profissionais da Casa da Criança e de Home Care.
Para prosseguir com a campanha de vacinação contra a covid-19;* o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus avaliará quais serão os próximos públicos-alvo.
Na quarta-feira (27);* as equipes de Vigilância Epidemiológica realizaram mutirão de vacinação na Casa dos Velhos e no Laboratório Municipal;* este posto também contemplou os funcionários do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);* Centro Odontológico Municipal (COM);* Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);* Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AMEM);* CadSus;* Setor de Compras;* Farmácia Municipal;* e Transporte Municipal.
A vacina Oxford/AstraZeneca também é dividida em duas doses. Na avaliação do médico e secretário de Saúde do município;* o objetivo é reduzir o número de casos graves. “A vacina tem que vir para reduzir as internações de UTI. Mesmo vacinadas;* as pessoas não podem se expor ao risco do coronavírus. Os protocolos sanitizantes devem ser mantidos até que;* pelo menos;* 70% da população esteja protegida”.
Tupã