Decreto regulamenta medidas para reabertura das academias em Tupã

Saúde - Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2021


Decreto regulamenta medidas para reabertura das academias em Tupã

O setor de academias;* institutos de dança;* pilates ou ginástica estão autorizados a retomar as atividades presenciais a partir desta quarta-feira (3);* desde que atuem em conformidade com o decreto municipal 8.973 da Prefeitura de Tupã.

Entre as medidas apresentadas estão a limitação do horário de funcionamento;* de segunda-feira a sábado;* até as 20h. E com limitação de ocupação máxima dos estabelecimentos em 30%.

Uma das normas exclusivas para o setor é o fechamento obrigatório por no mínimo 30 minutos e que deve ocorrer ao menos duas vezes ao dia para limpeza e desinfecção completa dos ambientes e equipamentos. Os clientes devem ter sempre à disposição álcool 70%;* assim como na entrada e na saída dos prédios.

As academias devem dispor de kits de higiene;* toalhas de papel e produtos desinfetantes para limpeza dos colchonetes;* halteres e aparelhos imediatamente após o uso. Além disso;* se o cliente não levar garrafa de água de uso individual;* o estabelecimento deve fornecer apenas copos descartáveis.

Recepcionistas;* instrutores e demais funcionários do espaço devem usar máscara obrigatoriamente;* e restringir a entrada de pessoas do grupo de risco da doença;* exceto quando a prática do exercício for recomendada por um médico.

Na entrada das academias;* recomenda-se dispor tapetes sanitizantes;* e também limitar o tempo de permanência nos estabelecimentos a fim de evitar aglomerações;* sob pena de multa e fechamento compulsório.

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos;* João José Pinto – JJ;* o decreto intenta evitar a implementação de protocolos de confinamento como o lockdown. “Tomamos por base a Lei Federal 13.979/2020 que estabelece que as medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública devem respeitar a atribuição de cada esfera do governo;* isso inclui os municípios”;* afirmou.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a atualização do Plano São Paulo também é determinante para se avaliar as medidas de segurança no município. “Decidimos flexibilizar após analisar a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente para pacientes confirmados de covid-19. No entanto;* totalmente pautados pelos 'Protocolos Sanitários Setoriais' do Governo Estadual;* que apresenta diretrizes para o retorno controlado com foco no combate ao coronavírus”;* comentou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã