A Secretaria de Saúde de Tupã;* por meio do Controle de Zoonoses;* deu início a um trabalho de vistoria nas escolas da Rede Municipal de Educação. A ação tem por objetivo prevenir o aparecimento de escorpiões e reduzir as chances de acidentes no retorno às aulas presenciais.
Os trabalhos começaram na manhã desta quinta-feira (4) na sede do Núcleo Educacional Raul de Mello Senra e da EMEIEF professor Osmar Genovez;* na Vila Independência. As 14 creches de Tupã; os 17 prédios de ensino regular;* Escolas de Segundo Turno e as unidades dos distritos de Varpa;* Universo e Parnaso serão visitados pelas equipes.
De acordo com as agentes de zoonoses;* Joice Matos e Meiriele Pereira;* um funcionário da unidade acompanhou a vistoria e recebeu orientações;* além disso;* um relatório será encaminhado para que a coordenação repasse as informações aos demais membros da equipe.
O chefe de Setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* informou que as agentes identificam irregularidades e observam se as medidas de prevenção ao aparecimento de escorpiões têm sido seguidas. “Em 2020;* todos foram orientados sobre a adoção das proteções de portas e da instalação de tampas nos ralos. Se houver alguma inadequação nos prédios;* nós encaminharemos ao secretário de Educação;* professor Valdir Berti;* para que ele tome providências”;* explicou Robison.
Como complemento da ação;* as equipes farão captura noturna de escorpiões. O método;* preconizado pelo Ministério da Saúde;* facilita a identificação desses animais que possuem hábitos noturnos e brilham sob a luz negra.
Em 2020;* o projeto “Escorpião aqui não” realizou inúmeras atividades com as crianças e professoras da Rede;* com resultados foram positivos. Portanto;* a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* afirma que a inciativa será retomada. “Assim que a pandemia estiver controlada;* palestras e gincanas serão agendadas com as escolas para que os alunos aprendam a evitar acidentes por escorpião”;* informou.
Tupã