O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses de Tupã com a colaboração de agentes da Vigilância Sanitária;* realizou na noite desta quarta-feira (10) uma nova ação de captura noturna de escorpiões no Cemitério da Saudade. A medida;* preconizada pelo Ministério da Saúde;* auxilia no controle quantitativo da espécie na região que;* comumente;* propicia habitat para o aracnídeo.
De acordo com o chefe de setor do Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* os cemitérios têm muitos escorpiões devido à proliferação de insetos no local. “As baratas são uma das principais fontes de alimento deles;* e há também folhagens densas que geram esconderijos”;* explicou.
De acordo com Robison;* o gênero Titus serrulatus tem fácil adaptação ao meio urbano;* e maior potencial de expansão geográfica com o calor e a umidade. “Foi feita panfletagem e orientação nas casas da região do cemitério. Assim;* cumprimos todo o protocolo de conscientização e busca ativa na área”;* informou.
A busca por escorpiões ocorre durante a noite por ser mais fácil encontrar o escorpião-amarelo. Além de ter hábitos noturnos;* a substância presente na pele dele reflete num tom esverdeado fluorescente ao ser exposta à luz negra das lanternas utilizadas pelos agentes de zoonoses.
A população precisa evitar tornar os quintais ambientes convidativos para esses animais que se alojam em entulhos e tem hábitos noturnos. Uma vez que;* nessas condições;* o risco de acidentes é alto.
De acordo com a diretora de departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* quando ocorrem acidentes;* há dor imediata;* vermelhidão e inchaço local. “As picadas por escorpião-amarelo requerem soroterapia específica em tempo adequado. A vítima deve ir imediatamente para a Santa Casa de Tupã;* ponto de referência regional em atendimento desses casos”;* afirmou.
Já o Secretário de Saúde;* dr. Miguel Angelo de Marqui;* ressaltou as medidas que devem ser evitadas em caso de acidente escorpiônico. Segundo o médico;* torniquetes;* aplicação de substâncias de qualquer tipo;* curativos e outras crenças populares;* podem agravar o quadro. “Algumas atitudes favorecem infecções;* e não tem efeito contra o veneno. Siga as orientações dos especialistas;* e preserve sua saúde a de seus familiares”;* concluiu.
Tupã