A Prefeitura;* por meio das equipes do Departamento da Vigilância em Saúde;* iniciou neste final de semana a “Operação Carnaval”. A ação tem por objetivo intensificar as fiscalizações;* que já acontecem de quinta-feira a domingo;* nesta semana de Carnaval;* evitando assim o acontecimento de festas clandestinas.
Para as orientações em praças e outros espaços públicos do município;* as equipes do Departamento;* em parceria com a Polícia Militar;* contaram com o apoio dos agentes de trânsito;* que percorreram inúmeros locais vistoriando.
Segundo a enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* durante a ação as equipes precisaram somente orientar alguns munícipes que estavam em praças da cidade.
“Tivemos uma boa resposta por parte da população e nenhuma ocorrência grave ou resistência durante as orientação foi registrada. Lembrando que as equipes buscam sempre orientar as pessoas sobre os riscos da doença;* e jamais criar qualquer tipo de desentendimento”;* explicou.
A diretora ainda ressaltou que a população pode contribuir com as fiscalizações;* realizando denúncias sobre festas clandestinas no prédio da Vigilância Sanitária;* localizada na rua Piratinins;* 1011 ou pelo telefone (14) 3496-6645;* das 7h às 17h.
“Após este horário;* os munícipes que souberem sobre festas sendo realizadas em casas;* chácaras;* salões ou até mesmo na rua;* podem acionar a Polícia Militar pelo 190;* que as equipes da Vigilância e a Polícia irão averiguar a denúncia e tomar as devidas providências”;* ressaltou.
O titular da Pasta responsável;* Miguel Ângelo de Marchi;* também lembrou que ainda é preciso respeitar o distanciamento social e evitar a realização de festas e reuniões;* para que assim não haja o aumento de casos da covid-19 no município.
“Sabemos que muitas pessoas querem celebrar datas comemorativas como a do Carnaval;* mas precisamos pôr em mente que o momento não é oportuno. Recomendamos que todos façam suas reuniões e festas somente com os membros da família;* contribuindo assim com a nossa luta diária contra o coronavírus”;* pediu.
Tupã