A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura vem proporcionando grandes espetáculos e momentos de cultura e diversão através do Circuito Cultural Paulista, fomentando a arte nos municípios.
No domingo, 10 de novembro, o Circuito Cultural Paulista chega novamente ao município apresentando a companhia de circo-teatro e circo-dança Coletivo Instrumento de Ver. Com foco nas acrobacias, a companhia traz o Espetáculo “O que me Toca é meu Também” conduzindo o público “a lugares tão díspares quanto uma sala de ensaio no Planalto Central ou uma lona de circo armada no coração de Paris”.
O evento, que conta com o apoio do prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, será realizado às 20h30. A apresentação que estava programada para acontecer na antiga Casa de Cultura, hoje Anfiteatro Cazuza Palace Hotel, devido a complexidade do Espetáculo foi remanejada para a Praça da Bandeira local central de nossa cidade.
O título da peça imprime uma pista fundamental sobre “O que me toca é meu também”. No espetáculo, as atrizes e acrobatas aéreas Julia Henning e Maíra Moraes se apropriam de memórias, experiências e outras influências artísticas vistas, vividas e imaginadas, traduzidas em interpretação e movimento.
Linguagens diversas, intervenções midiáticas e interação direta com a platéia estão amarradas pelas acrobacias aéreas, foco central do espetáculo. Sempre em cena, as duas atrizes brasilienses revisitam apresentações que as marcaram ou serviram de referência, a exemplo de “Coisa que dá e passa ou Ausência”, da respeitada coreógrafa carioca Dani Lima, responsável por inovar os caminhos da acrobacia aérea no Brasil, em 1998.
A direção e concepção dramatúrgica são de responsabilidade de Raquel Karro. Ela integrou projetos de importantes companhias como Cirque du Soleil, Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro e Cia dos Atores. Em cena as intérpretes Julia Henning e Maíra realizam um cover em tempo real de um número que se encontra no Youtube e revivem um circo cigano a partir de uma história contada.
O secretário de cultura, Charles dos Passos, explica que por se tratar de um espetáculo aéreo requer um ambiente propicio para sua excussão. “E para garantir a melhor qualidade do que apresentaremos a população estamos informando a mudança de local para que todos possam prestigiar mais esse grande evento da Prefeitura Municipal desenvolvido pela secretaria, é mais uma edição especial do Circuito Cultural que vem de encontro com o gosto da população, fomos agraciados novamente com a magia e o encanto das acrobacias com este renomado espetáculo que trás acrobacias aéreas e performances fantásticas que agradarão a todos que puderem estar presente em mais esta edição do Circuito Cultural Paulista”, concluiu o secretário.
Tupã