Após o Governo de São Paulo decretar lockdown em todo o território estadual até 14 de março das 23h às 5h;* a prefeitura;* por meio das equipes do Departamento da Vigilância em Saúde;* intensificou as fiscalizações para verificar o funcionamento do comércio local nestes horários e as movimentações de pessoas em espaços públicos e privados.
Para fazer as orientações sobre os horários estabelecidos;* as equipes do Departamento;* em parceria com a Polícia Militar;* contaram com o apoio dos agentes de trânsito;* que percorreram inúmeros locais vistoriando e orientando a população sobre a proibição da circulação pela cidade.
Além das vistorias nos estabelecimentos;* a Polícia Militar também posicionou viaturas em alguns pontos para orientar os munícipes que circulavam com veículos pelas ruas da cidade.
Segundo a enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* as equipes de fiscalização e apoio;* mais uma vez tiveram uma boa resposta por parte da população e não houve nenhuma resistência durante as orientações.
“Fomos acionados;* através de denúncias anônimas;* para verificarmos espaços que estavam promovendo festas. Foram checadas todas as denúncias e tomamos todas as atitudes necessárias;* notificando os proprietários e responsáveis pela organização dos encontros clandestinos”;* explicou.
A diretora ainda ressaltou que a população pode contribuir denunciando locais que estejam promovendo encontros ou funcionando foram dos horários permitidos;* acionando a Polícia Militar pelo 190.
“Também é possível realizar as denúncias no prédio da Vigilância Sanitária;* localizada na rua Piratinins;* 1011 ou pelo telefone (14) 3496-6645;* das 7h às 17h;* que as equipes da Vigilância junto com a Polícia irão averiguar a denúncia e tomar as devidas providências”;* ressaltou.
O titular da Pasta responsável;* Miguel Ângelo de Marchi;* ainda ressaltou que as equipes de fiscalizações estão fazendo o possível para que a população entenda as determinações de distanciamento. “Toda a equipe da prefeitura busca orientar os munícipes sobre a necessidade e nunca repreender;* pois;* acreditamos que todos já tenham consciência sobre a necessidade de ficar em casa e evitar aglomerações”;* disse.
O prefeito Caio Aoqui reforçou o pedido para que todos obedeçam ao isolamento social;* saindo somente em casos de extrema necessidade. “Estamos fazendo de tudo para que o comércio local mantenha as portas abertas;* mas precisamos da colaboração de todos;* para que os casos de coronavírus não aumentem em nosso município e causem ainda mais perdas”;* pediu.
Tupã