O primeiro dia de vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 80 anos de idade;* iniciada sábado (27/2);* imunizou 734 idosos em sistema drive-thru. A campanha continuou nesta segunda (1º);* das 8h às 16h30; e terminará na terça-feira (2);* das 8h às 13h;* no pátio do Núcleo Izilda de Freitas Alves (antiga Fepasa).
Para receber a primeira dose da vacina;* o público-alvo desta etapa deve apresentar um documento de identidade para comprovação da idade. “O idoso que fez o pré-cadastro no site da prefeitura será imunizado mais rapidamente;* aqueles que não fizeram também podem receber a dose na tenda;* seja nos carros ou a pé. No entanto;* eles terão que ser cadastrados no VaciVida pelas equipes da Secretaria de Saúde”;* informou a diretora de Departamento de vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha. Esses dados são necessários para que o Vacinômetro de Tupã continue atualizado.
O lote recebido pelo município contemplará a população de mais de 80 anos residente em Tupã;* nos distritos de Varpa;* Parnaso e Universo;* e os acamados ou com dificuldade de locomoção;* que devem ligar na unidade de saúde de referência para agendar a vacinação domiciliar.
O prefeito Caio Aoqui esteve na tenda e enfatizou a importância da ação e a expectativa da população para a imunização. “Tupã tem um número grande de idosos;* e nossa população tem demostrado esperança por dias melhores. Estamos felizes por ver a adesão à campanha para que no futuro a gente possa voltar à normalidade”.
Ele pediu paciência até a liberação de lotes para as próximas etapas e explicou que a Secretaria de Saúde atende o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Quero agradecer a equipe do secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* que tem se dedicado;* e cumprido à risca o planejamento para que ninguém deixe de ser vacinado”;* declarou Caio.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Além da imunização de idosos;* a Secretaria de Saúde iniciou a agenda de aplicação da segunda dose do imunizante do instituto Butantan em profissionais de saúde vacinados no dia 6 de fevereiro.
O grupo deve comparecer ao anfiteatro do Núcleo Izilda de Freitas Alves (antiga Fepasa) das 7h30 às 12h;* nos dias 1º e 2 de março. Na quarta (3/3) e na quinta-feira (4/3);* a vacinação será das 13h às 16h30.
É obrigatório apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação contra a covid-19;* onde foi registrada a data da primeira dose.
Tupã