"
O Controle de Zoonoses de Tupã ofereceu;* na manhã desta terça-feira (2);* uma palestra no Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CIM);* projeto do Lions Curumim;* com orientações específicas para prevenção de acidentes com escorpião.
A ação programada pelo Departamento de Vigilância em Saúde teve a participação de 15 pessoas;* entre funcionários e presidentes do grupo. De acordo com o chefe de Setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* a capacitação durou em torno de 2 horas. “Foi apresentada a biologia do escorpião e o quadro de ocorrências desses animais no município e também no Brasil”.
O foco foram os procedimentos que devem ser adotados para identificar acidentes;* uma vez que o Lions Curumim desenvolve um trabalho inclusivo e pode atender crianças com dificuldade de comunicação;* ressaltando-se a importância de encaminhar a vítima imediatamente para a Santa Casa de Misericórdia;* unidade de referência em Tupã.
A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* informou que as educadoras foram instruídas sobre os cuidados necessários nas salas de aulas;* e ao manusear materiais pedagógicos e outros objetos que podem ter escorpiões escondidos.
A agente de zoonoses;* Joice Marcela de Matos;* conduziu a capacitação no CIM. Ela apresentou um vídeo produzido pelo Instituto Butantan;* laboratório responsável pelo desenvolvimento do antídoto contra o veneno do escorpião. Também foram abordados os riscos de usar produtos químicos comumente encontradas em lojas para controle de pragas;* ""porque esses produtos apenas desalojam os escorpiões;* aumentando as chances de picadas”;* explicou Joice.
Ainda foram passadas recomendações para o armazenamento de alimentos que podem trazer para o interior dos prédios escorpiões que estavam nos locais de venda. Ainda foram apontadas melhorias estruturais como vedação de frestas;* e para o uso de Equipamentos de Proteção individual (EPI).
Segundo o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* a presidente do CIM;* Vera Maria Pires Pereira; e o presidente do Lions;* Celso Spinardi;* estão à procura de parcerias para realizar as adequações na estrutura do prédio.
“O espaço é grande e antigo. Mas os responsáveis já conseguiram doações de pisos para impedir que os animais subam pelas paredes;* e se comprometeram a tapar com concreto as frestas indicadas por nós. Além disso;* eles encomendaram luvas de raspa de couro e botas para maior segurança dos profissionais que atuam no CIM”;* informou o secretário.
"Tupã