Os idosos de 77;* 78 e 79 anos completos devem receber a segunda dose da vacina que protege contra a covid-19 nesta quarta-feira (31/3) e quinta-feira (1º/4). O grupo precisa comparecer à tenda instalada na FEPASA;* das 8h às 16h com a carteirinha de registro da primeira dose em mãos.
Para concluir o esquema vacinal não é necessário realizar cadastro no site. A diretora de departamento de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* reforça que a carteirinha é indispensável por registrar a data de aplicação da primeira dose e o tipo de vacina que o idoso já recebeu.
“Os dois imunizantes utilizados no país atualmente possuem esquema vacinal dividido em duas aplicações;* por isso é obrigatório tomar as duas doses e respeitar os intervalos entre elas para conferir a proteção adequada contra a doença”;* explicou Joselaine.
Independentemente da vacinação as formas de prevenção à proliferação da doença continuam;* como uso de máscara;* higienização constante das mãos e respeito ao distanciamento social.
De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* o organismo de uma pessoa vacinada demora cerca de duas semanas para produzir a resposta imune. “A pessoa poderá transmitir o coronavírus;* mesmo que vacinada. Além disso;* os institutos e laboratórios ainda não podem afirmar por quanto tempo as vacinas garantem proteção a longo prazo”;* informou o médico.
AGENDA
A Prefeitura de Tupã informa que nos dias 31 de março e 1º de abril a população a partir de 71 anos que perdeu a data de vacinação no cronograma de imunizações também poderá comparecer ao drive-thru da FEPASA.
Hoje (29);* a Secretaria de Saúde está aplicando a primeira dose na população de 70 anos. E amanhã (30) vacinará pessoas na faixa etária de 69 anos.
Para agilizar o atendimento;* a população prioritária pode preencher o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. “O ‘Vacina Já’ não se trata de um agendamento;* e o uso do sistema também não é obrigatório. Pedimos para que a pessoa interessada ou qualquer pessoa próxima aos idosos faça esse cadastramento para que a dinâmica da vacinação seja mais cômoda para todos”;* destacou o prefeito Caio Aoqui.
Tupã