Projeto Leitores e Leituras apresenta obras do escritor Pepetela

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013


Projeto Leitores e Leituras apresenta obras do escritor Pepetela

A nova edição do projeto ‘Leitores e Leituras’ trás como homenageado este mês, o escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido como Pepetela. Excepcionalmente nesta edição, não haverá a palestra de estudo, porque com o término do ano letivo o agendamento se torna mais difícil.

O projeto visa à realização de um processo sistemático, especializado e programado de assessoria cultural à população, desenvolvendo assim o gosto pela leitura; enriquecendo o repertório literário dos participantes e consequentemente aumentando o público visitante na biblioteca. Além de movimentar seu acervo e aumentar o número de empréstimos, mostra também, em suas edições, o valor da cultura tupãense.

A proposta consiste na elaboração de exposição temática e na realização de palestras e estudos acerca da biografia, da bibliografia e obras do autor ou autores escolhidos para estudo do mês, com banners eletrônicos comlink por website, debates mediados e atividades.

Para o prefeito Manoel Gaspar, o conhecimento é o bem mais precioso que alguém pode adquirir. “E o projeto Leitores e Leitura, é mais uma oportunidade de viabilizar aos estudantes informações preciosas sobre as obras literárias mais usadas em vestibulares, tornando o repertório cultural dos futuros universitários, mais rico”, disse.

Gaspar ainda acrescenta que o projeto se tornou uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento literário do município.

Com o compromisso de atender a população, o Leitores e Leituras é desenvolvido mensalmente com total apoio do secretário de cultura, Charles dos Passos, que também acredita no valor do conhecimento para desenvolver o crescimento cultural de um cidadão. “Cultura é informação é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros, e o ‘Leitores e Leituras’ é mais uma forma de transitar no conhecimento sobre a vida e obras de renomados autores”, finalizou o secretário.

Leitores & Leituras é desenvolvido pela secretaria municipal de cultura, através da Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues” e pelo curso de Letras da Faculdade da Alta Paulista. O Programa está estritamente ligado ao auxílio aos vestibulandos e alunos interessados nas obras e seus autores, conhecimento cultural e artístico de jovens e adultos de Tupã e região.

O público-alvo são alunos do ensino médio e cursinhos, já que abrange adolescentes do Ensino Médio, universitários, terceira idade e profissionais de diferentes segmentos. . E vale ressaltar que no ano de 2014 o Projeto volta com seus estudos, palestras e debates.

O ESCRITOR

Segundo o Professor João Adalberto Campato Jr, especialista em literaturas africanas de Língua Portuguesa, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido como ‘Pepetela’, é, sem espaço para contestação, um dos mais respeitados e talentosos escritores angolanos de todos os tempos. Além de escritor, foi guerrilheiro, professor e ocupou cargos no governo de Angola. Nasceu em Benguela, em 1941, transferindo-se para Lisboa, em 1958, onde fora estudar. Intelectual combatente e engajado nas lutas de libertação de Angola, Pepetela terminou por ser exilado, em 1962, na França e, depois, na Argélia, pais no qual se formou em Sociologia, disciplina que veio a lecionar na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Romancista, novelista, dramaturgo, entre suas obras, destacam-se: “Muana Puó” (1978), “Mayombe” (1980), “Yaka” (1984), “A Geração da Utopia” (1991), “Parábola do Cágado Velho” (1997), “O Planalto e a Estepe” (2009) e “O Tímido e as Mulheres” (2013). Foi ganhador do prestigiado Prêmio Camões, em 1997. Sua obra vem, a cada dia, sendo reconhecida mundialmente, tanto que, no Brasil, algumas de suas narrativas são solicitadas em importantes vestibulares, bem como estudadas em cursos universitários de Letras.

É oportuno salientar, também, que não é raro de encontrar no estilo de Pepetela um registro de sátira. Por tudo que foi atrás mencionado, Pepetela é dono de uma obra literária sem cujo conhecimento qualquer intenção de entender a cultura africana será em vão.

*João Adalberto Campato Jr é Pós-Doutorando no Departamento de Letras Clássica e Vernáculas da USP e Pós-Doutor em Teoria Literária pela UNICAMP. É Pós-Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Curso de Letras da FAP (Tupã). Autor de vários livros de crítica literária.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã