O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses de Tupã;* realizou na última semana uma nova ação de captura noturna de escorpiões. Desta vez os profissionais concentraram os serviços no prédio do antigo IPT;* que atualmente está desativado.
Segundo informações das equipes da Secretaria Municipal de Saúde;* a ação foi feita na parte noturna;* pois a captura se torna mais eficaz com o auxílio de luz negra das lanternas utilizadas pelos agentes de zoonoses.
“O escorpião tem hábitos noturnos e neste horário costuma sair para se alimentar. Também facilita o trabalho dos agentes a substância presente na pele dele;* que reflete em um tom esverdeado fluorescente ao ser exposta à luz negra;* ajudando na identificação da localização do animal e de possíveis abrigos”;* explicou o chefe do setor do Controle de Zoonoses;* Robison Luis.
Ele também acrescentou que a busca pelos animais foi devido à demanda dos moradores da região;* que se preocuparam com a possível presença dos aracnídeos nos arredores do prédio.
“Durante a busca ativa;* podemos verificar sim a presença de alguns desses animais. No entanto;* é ainda mais importante alertarmos a população que durante todo o nosso trabalho;* encontramos muito mais escorpiões nas residências;* por isso os cuidados e preocupações para evitar que estes animais apareçam precisa começar em casa”;* explicou.
A população deve evitar tornar os quintais das residências ambientes acolhedores para esses animais;* que facilmente se alojam em entulhos e folhagens por conta do calor e umidade.
A diretora de departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* ainda ressaltou que quando ocorrerem acidentes;* a vítima deve procurar imediatamente a Santa Casa de Tupã;* que é referência regional no atendimento de acidentes com picada de escorpiões.
“Verificamos que em muitos acidentes com picada de escorpiões a vítima procura primeiramente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tupã. Mas precisamos alertar que a vítima deve ser encaminhada exclusivamente para o Hospital Santa Casa;* pois as picadas por escorpião-amarelo requerem soroterapia específica”;* afirmou.
O secretário municipal de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi ainda ressaltou que as equipes de Zoonoses realizam panfletagem nas residências vizinhas para que os moradores sejam conscientizados e conheçam as medidas que devem ser tomadas para evitar estes animais.
“Vale destacar que a busca e captura destes animais é um complemento de todo o trabalho diurno realizado pelas equipes;* que visitam casa a casa orientando a população. Também quero ressaltar o pedido para que ao encontrarem estes animais nas residências;* entrem em contato com a Zoonoses;* pois a captura deve ser feita com equipamentos adequados;* como luvas de raspa;* botas de cano longo e pinças”;* alertou.
Tupã