Crianças e adolescentes que sofrem abuso;* agressão ou exploração sexual podem carregar traumas que impactam toda formação para a vida adulta. Ciente disso;* a campanha Faça bonito 2021 apresentou em um novo vídeo a importância da saúde mental para recuperação de vítimas de violência.
De acordo com o psicólogo;* Jonatan Krauspenhar;* as dúvidas sobre a necessidade de consultas com profissionais da área surgem dos próprios pais. “O atendimento fará com que novos vínculos sejam formados;* para que o indivíduo possa administrar toda a situação que foi vivenciada ou que ainda está sendo vivenciada”.
O psicólogo ressalta ser crucial procurar apoio de profissionais qualificados diante de qualquer situação de risco ou suspeita de crime. O trabalho desenvolvido vai desde a criação de um vínculo terapêutico;* onde o profissional atua como um mediador reestabelecendo a confiança perdida.
“Hoje;* grande parte dos estudos diz que a criança atendida logo no início de uma situação de abuso;* agressão ou exploração;* mais rapidamente terá esse problema resolvido;* não se perpetuando através da fase adulta”;* explicou.
Este ano;* o objetivo da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente é mobilizar a sociedade a partir de vídeos com especialistas;* estreitando os laços com a comunidade por meio do site tupa.sp.gov.br/facabonito;* nas semanas que antecedem o dia 18 de Maio – Dia Internacional de Combate à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
De acordo com a conselheira tutelar;* Anelise Ramiro Pereira;* o Ambulatório de Saúde Mental e uma parceria com psicólogos do município asseguram o atendimento psicológico e psiquiátrico às vítimas atendidas pelo Conselho Tutelar. “Nós encaminhamos as crianças e adolescentes para o Ambulatório;* assim como para os Psicólogos do Bem;* que é um projeto de profissionais voluntários que oferecem todo suporte à saúde mental dessas crianças e adolescentes”.
Tupã