"
O prefeito de Tupã;* Caio Aoqui;* anunciou a criação de mais cinco leitos específicos para tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19 na Santa Casa de Misericórdia.
Com a ampliação;* o município passará a ter 40 leitos;* sendo 20 leitos de enfermaria;* e agora 20 de UTI exclusivos para coronavírus. Esta mudança foi possível;* pois a médica Caroline Machado se dispôs a deixar de atender no posto de Saúde da Vila Independência;* passando a cumprir o turno diurno do hospital.
“Faremos a contratação de outro clínico geral para manter os atendimentos de rotina da unidade de saúde do município. A dra. Caroline já fazia os plantões da Ala Covid-19 da Santa Casa;* com a experiência dela e com mais leitos;* estamos mais confiantes para continuar enfrentando essa grave doença”;* explicou o prefeito.
A Prefeitura de Tupã também conseguiu designar quatro novos auxiliares de enfermagem para atuar na Santa Casa. Otimizar os serviços de saúde depende da contratação de mais funcionários da área;* no entanto;* fechar as vagas é um desafio para todo o estado.
“Há muita dificuldade para encontrar profissionais que queiram trabalhar na Ala Covid. A prova disso é que o hospital de Campanha anunciado pelo governador não foi montado. Não veio verba para isso;* e também não houve envio de recursos para o município;* até porque ele seria gerido pelo estado de São Paulo”;* explicou o vice-prefeito Renan Pontelli.
Em todos os períodos mais críticos da pandemia;* foram abertos leitos extra para atendimento de pessoas com síndrome respiratória grave gerada pelo vírus. Mas;* a partir de agora;* haverá acompanhamento médico e de enfermagem mais completo.
A abertura de mais cinco eleitos de covid-19 vem ao encontro de outras medidas adotadas recentemente pelo município para controlar a pandemia e alavancar os serviços de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* a Atenção Básica do município também será reestruturada. “Desde o início da pandemia;* nossas unidades são orientadas a priorizar o agendamento por telefone dos casos suspeitos de contaminação pelo Sars-Cov-2. Estamos planejando outras melhorias para evitar ao máximo que os suspeitos circulem próximo aos demais”;* informou.
"Tupã