A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* iniciou a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal e fará neste sábado (22) o dia D da Campanha. A população poderá procurar qualquer uma das Unidades de Saúde do município que possuem consultório Odontológico para receberem informações preventivas;* realizarem exames bucais ou receberem encaminhamento para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
A Campanha;* que é realizada todos os anos simultaneamente com a Campanha de Vacinação Contra a Gripe;* tem por objetivo principal atingir a população com 60 anos completos ou mais;* como explica a dentista e coordenadora da Divisão Odontológica;* Isabel Forte.
“A Campanha deste ano está sendo realizada de forma específica. Assim como a Campanha de imunização contra a Influenza;* que está acontecendo aos sábados para evitar contaminação da Covid-19;* também realizaremos os atendimentos da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal aos sábados;* para atingirmos o grupo prioritário da gripe que são os idosos e também todo o resto da população que tenham queixas”;* contou.
A coordenadora ainda contou que Campanha de Prevenção também está sendo realizada durante a semana na Unidade de Saúde da Formosa;* nas Unidades da Saúde da Família (USF) do município e dos distritos e no COM.
“Vale ressaltar que durante a semana seguimos os horários das Unidades de Saúde;* das 7h às 17h;* para realizarmos os atendimentos odontológicos de prevenção. Ressalto que exames preventivos de câncer bucal são realizados durante todos os períodos do ano nas Unidades;* entretanto;* a campanha visa intensificar e mobilizar ainda mais a população sobre a importância dos cuidados bucais”;* informou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* os trabalhos odontológicos do município buscam diagnosticar os pacientes com quadros de câncer bucal precocemente.
“Com o diagnóstico do quadro ainda em estágio inicial;* as chances de cura são ampliadas. Por isso;* convidamos a população que tenha alguma queixa ou dúvida sobre a saúde bucal para comparecerem as Unidades neste dia D”;* convidou.
Miguel ainda reforçou o pedido para que todos sigam as recomendações da Saúde e mantenham distanciamento de no mínimo 1;*5 metros de outras pessoas;* higienizem as mãos com álcool em gel e usem a todo o instante máscara de proteção individual cobrindo nariz e boca.
“Também peço para que as pessoas tenham consciência e procurem as Unidades apenas se tiverem queixas sobre sua saúde bucal. Assim;* evitamos que haja grande circulação nas Unidades. Lembrando que esta Campanha terminará somente no dia 31;* e ainda há tempo para a população procurar pelos atendimentos oferecidos gratuitamente pela Atenção Básica”;* alertou.
Tupã